Quais são os benefícios da energia solar e eólica?

Quais são os benefícios da energia solar e eólica?

Uma mudança de comportamento têm requerido novas formas de consumo, de maneira que o meio ambiente não tenha de ser ainda mais prejudicado com as consequências que já enfrenta – como por exemplo o aquecimento global. Tendo em vista de que isso acarretou no desejo por fontes de energia renováveis, quais são os benefícios da energia solar e eólica?

Energia eólica

A energia eólica surgiu na década de 70 em meio a escassez do petróleo, usar o vento foi a melhor alternativa encontrada, principalmente pois essa forma de gerar energia não apresenta riscos de blecaute.

Além desse benefício, uma das maiores vantagens referentes a sua utilização é que é uma fonte inesgotável, ou seja não há existe a possibilidade dela um dia chegar ao fim pois trata-se apenas do ar que respiramos.

Diferentemente do que se costuma pensar, a energia eólica já não tem o mesmo custo de antigamente. O aumento da sua produção, somado aos avanços tecnológicos utilizados em seus maquinários fizeram com que o seu investimento caísse drasticamente, tornando-a mais atrativa financeiramente falando por conta do seu custo-benefício.

Quem apostou afirma que o valor investido tem um retorno rápido, chegando a atingir o período de até seis meses considerando toda a verba investida na manutenção, instalação e demais despesas.

Considerando esse fator, constata-se que também é uma forma de gerar empregos, uma vez que é necessário contar com uma mão de obra, além de toda a energia para manter o seu funcionamento, bem como de quem produz toda a estrutura dos equipamentos e máquinas necessárias.

O maior benefício da energia eólica é que ela é considerada uma energia limpa, ou seja que não tem impacto negativo no meio ambiente porque não há a emissão de qualquer elemento que seja de propriedade poluente, bem como de todos os outros tipos. Além disso, não há consequências para a fauna, e tão pouco para a flora.

 

Energia solar

Assim como a energia eólica, a solar também não está associada à emissão de poluentes que são prejudiciais para o meio ambiente como um todo assim como se trata de um recurso renovável.

Uma das maiores vantagens é que a praticidade dessa fonte de energia que há a possibilidade de prédios e casas fazerem a instalação desses equipamentos a fim de transformarem a luz proveniente do sol em eletricidade.

Se todos tivessem a tomada de consciência e fizessem esse tipo de investimento não haveria a necessidade de praticar o desmatamento para a construção de usinas hidrelétricas.

Levando em consideração que o Brasil é um país tropical em que o inverno não tem tanta predominância, a utilização da energia solar é ainda mais vantajosa uma vez que sua “matéria prima” está presente no nosso dia a dia.

Além disso, é uma opção segura principalmente para regiões que sofrem com períodos de seca. Dessa forma os volumes pluviais não teriam de ser utilizados por hidrelétricas para gerar a eletricidade necessária para fazer o abastecimento necessário.

 

Assim como a energia eólica, a solar também é uma excelente oportunidade para a geração de empregos, levando em consideração de que necessita de funcionários para instalação, criação de projetos, e também para a comercialização dos produtos que serão utilizados.

 

Como funciona a instalação

Se você deseja investir na instalação dessas fontes de energia é necessário ter em mente de que precisa de um maquinário específico para que não haja problemas futuros (como por exemplo manutenções além da normalidade, bem como a eficiência prejudicada).

As valetadeiras têm a função de produzir valas no solo com diversos tipos de profundidade, com os modelos de valetadeiras de terra e mini valetadeiras para escavação.

Também são utilizadas para a instalação de gás, água e esgoto, facilitando a realização de um trabalho que anteriormente ao seu surgimento era exclusivamente manual, como é o caso da valetadeira RTX1250.

Já o modelo de valetadeira T755 consegue cortar, escavar e gerir o material escavado ao mesmo tempo, além de trazerem mais controle quando utilizados em inclinações.

As vantagens da sua utilização são atribuídas à monitoração do funcionamento a fim de aumentar a produtividade e reduzir o desgaste da máquina durante sua utilização, de forma que a sua vida útil seja prolongada.

Você pode fazer a locação de valetadeira ou comprar valetadeiras nos modelos de valetadeira comum, mini valetadeira, valetadeira manual, valetadeira para trator.

O instalador de estacas do modelo PD10 é um dos mais utilizados nas instalações de usinas fotovoltaicas, pela vantagem de trazer mais comodidade para o operador na qual ele pode trabalhar sentado, ou com um controle remoto.

Além disso o instalador de estaca serve como bate estaca e cravação de estacas, bem como de medir o ângulo exato para a instalação vertical das estacas, tornando-as mais precisas e consequentemente a produtividade da operação.

Há também a vantagem financeira de atuar com baixo custo operacional na instalação dos painéis solares em usinas de energia fotovoltaica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook