racionamento de energia 2014

Racionamento de Energia no Brasil

Racionamento de Energia no Brasil

Feito por Marília Rocha

A consultoria PSR, uma das principais do setor elétrico do país, subiu de 17,5 para 18,5 por cento o risco de racionamento de energia superior a 4 por cento da demanda no Brasil em 2014.

“A diferença se deve à piora da vazão prevista pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para o mês de fevereiro, que antes era de 48 por cento da média histórica (MLT) e agora é 46 por cento da MLT”, afirmou o presidente da consultoria Mario Veiga Pereira, por e-mail.

Em meados de fevereiro, a PSR tinha divulgado que o risco de racionamento era de 17,5 por cento, identificando também deficiências na infraestutura do setor elétrico do país.

As ações das empresas elétricas têm sofrido forte queda, pressionadas por preocupações sobre racionamento de energia, gastos com termelétricas e impacto sobre as empresas do setor.

No entanto, o racionamento de energia pode afetar empresas de alguns setores. Segundo levantamento, as companhias mais vulneráveis ao racionamento de energia são Usiminas, Minerva, Gerdau, Duratex e M. Dias Branco.  Nomes do setor de celulose não deverão ser impactados.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste, os mais importantes para abastecimento do país, estão em níveis quase tão baixos quanto os do final de fevereiro de 2001, ano de racionamento, e mostram depreciação desde janeiro, em período em que deveriam encher. Alguns deles estão a 35,36 por cento de armazenamento. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que para que para garantir ao abastecimento de energia, os níveis deveriam chegar a 43 por cento ao final de abril.

O risco de racionamento deve ainda acionar fortemente as termelétricas do país para atender a demanda, colaborando para elevar o preço de energia de curto prazo, gastos das distribuidoras de eletricidade e possibilidade de aumento na conta do consumidor.

Racionamento de Energia no Brasil

VEJA IMAGENS DE RACIONAMENTO DE ENERGIA:

racionamento de energia 2014

racionamento de energia 2014

Racionamento de Energia no Brasil

Racionamento de Energia no Brasil

racionamento de energia

racionamento de energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *