Riscos provocados pela chuva em obras

Riscos provocados pela chuva em obras

As condições climáticas de um canteiro de obras influenciam diretamente na segurança dos colaboradores. Por essa razão é imprescindível estar atento para quais são os riscos provocados pela chuva em obras, bem como quais equipamentos  para construção civil devem ser utilizados para evitar acidentes.

Como se prevenir

Levando em consideração de que a água da chuva pode afetar na estabilidade que o funcionário tem no ambiente de trabalho, é importante que os responsáveis invistam nos equipamentos de adequados para que eles tenham o cuidado necessária durante o exercício das atividades.

Para que você determine quais áreas podem ser acessadas, é importante que você adquira grades de proteção para delimitar o espaço corretamente. Isso é extremamente importante pois quando o solo não está estável há o risco de deslizamento e até mesmo de desmoronamento. 

Como se trata de uma situação mais pontual, você pode optar por fazer o aluguel de grade de proteção. Você pode procurar por uma empresa que faz o serviço de locação de grade de isolamentos, pois assim eles poderão verificar qual o modelo mais indicado dentre os tipos de grades de proteção disponíveis. 

Dessa forma, não será necessário se preocupar com um espaço para fazer o armazenamento da grade de proteção em alumínio, e tão pouco de manter a grade de ferro de proteção em boas condições de uso.

Se for preciso acessar estruturas mais elevadas, é importante que você procure por uma empresa de locação de andaimes para encontrar o andaime que mais atende a sua necessidade. Contudo, durante tempestades com fortes ventos é preciso solicitar a parada das atividades, uma vez que por conta da altura o andaime suspenso pode ficar instável e colocar a segurança dos operários em risco. 

Se a área estiver com incidência de raios e trovões, é importante evitar a utilização de equipamentos com metais, como é o caso da escada metálica, bem como locação de escadas de alumínio.

O que fazer para evitar imprevistos causados pela chuva?

Antes de mais nada é importante que você fique atento para a previsão do tempo, assim você conseguirá planejar a rotina de trabalho dos operários de acordo com as condições climáticas. Uma dica interessante é ficar atento para quais procedimentos podem ser realizados mesmo durante os dias de chuva.

Por conta dos acidentes que podem acontecer independentemente do clima é imprescindível que você invista na compra de EPIs. Além disso não se esqueça de guardar os equipamentos em um lugar protegido, dessa forma as grades de isolamento, bem com os modelos de gradil, além dos cavaletes de sinalização e também dos andaimes suspensos e as escadas metálicas não serão danificadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *