Importância das saídas de emergência

Saiba a importância das saídas de emergência

Você já parou pra pensar o quão importante é a saída de emergência e seu fundamental papel para promover segurança? Além de nos preocuparmos com a sua existência em locais públicos, é preciso estar atento aos atestados e laudos pertinentes as saídas de emergência.

 

Para que serve os atestados e laudos da saída de emergência?


Deve ser considerado primordial ao chegar em qualquer ambiente localizar as portas de emergências, mas para que isso seja feito de forma rápida e sem dificuldades, as normas garantem que as placas de sinalização sejam instaladas para que todos possam encontrar com facilidade.


Segundo a NBR 9077 da ABNT e a norma sobre o AVCB Bombeiros, o caminho para saída de emergência deve ser contínuo, devidamente protegido, a ser percorrido pelo ocupante da edificação (em caso de incêndio ou outro sinistro) até atingir a via pública ou espaço aberto aberto protegido do incêndio.

As saídas de emergência são exigidas para todas as edificações, instalações e locais de riscos, todo prédio que é ocupado por pessoas é obrigado a ter uma facilidade de evacuação onde permite que em caso de incêndio e pânico a população abandone a edificação em segurança, além disso, é obrigatório o atestado sobre sua eficácia para emissão do alvará de licença e funcionamento.


Por que é preciso calcular a quantidade de saída de emergência?


A quantidade de saídas de emergência necessárias em um local varia de acordo com o tipo de uso da edificação, a sua capacidade de ocupação, entre outros fatores e sempre deve ser respeitada a legislação vigente na localidade, por isso, ter a
assessoria empresarial com engenheiros e técnicos especializados é indispensável.

Para locais muito grandes uma única porta não suportaria a quantidade de público e acabariam em acidentes trágicos. Por isso, os atestados e laudos referente a esses equipamentos servem para evitar ao máximo que o fogo passe de um ambiente para o outro, é normalmente aplicada em saídas de emergência e escadas de incêndio para eventualidades, facilitando a saída de pessoas e o acesso dos bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *