Saiba tudo sobre agrotóxicos na água

Saiba tudo sobre agrotóxicos na água

Um dado que assusta: 1 em cada 4 municípios brasileiros tem água com diversos agrotóxicos! Segundo o Ministério da Saúde, a contaminação da água potável está aumentando. Em 2014, 75% dos testes tinham agrotóxicos, já em 2017, esse número subiu para 92%.
Foi divulgado um mapa que mostra se a água da sua cidade está contaminada e por quantos agrotóxicos. Essas informações foram obtidas através de uma investigação da Repórter Brasil, Public Eye, Agência Pública, com base nos dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano, do Ministério da Saúde.
De acordo com esse mapa, a cidade de São Paulo, por exemplo, apresenta 27 agrotóxicos. São Paulo foi o estado com mais municípios com água contaminada por agrotóxicos, seguido por Paraná e Santa Catarina.
Mas quais são as consequências de um fornecimento de água com agrotóxicos?

Problemas de saúde

Entre 2014 e 2017, aproximadamente 1.400 municípios detectaram 27 agrotóxicos, sendo 16 deles considerados altamente tóxicos pela Anvisa e 11 podem causar problemas de saúde graves, como:

  • Câncer;
  • Malformação fetal;
  • Disfunções hormonais e reprodutivas

O que acontece é que ocorre a formação de um “coquetel de agrotóxicos”, ou seja, há uma mistura de substância, podendo gerar problemas.

Limite de segurança da água

O limite de segurança da água, estipulado para evitar contaminação, é diferente no Brasil, comparando com a União Europeia. Foi feito um teste com a água de um dos municípios brasileiros contendo agrotóxicos:
No Brasil, essa água com substâncias foi considerada dentro do limite brasileiro. Entretanto, segundo o limite da União Europeia, essa água potável seria considerada imprópria.

Responsabilidade

De quem é a responsabilidade do fornecimento de água com substâncias? E o que estão fazendo para resolver o problema? Essas são perguntas que todos fazem e, infelizmente, ainda não há claras respostas.
Especialistas dizem que o foco deve ser a prevenção, ou seja, evitar que essas substâncias contaminam a água, pois o tratamento de água potável não consegue retirar todos os agrotóxicos.

Abastecimento de água potável

Uma forma de abastecimento de água potável que costuma ser tratada e adequada para diversas finalidades é a locação de caminhão pipa. O transporte de água pode ser feito para vários locais, já que a água potável para condomínios, hospitais, clubes, são essenciais.
Por isso, se precisar de água para irrigar jardim, abastecer piscina,limpar calçada, procure o aluguel de caminhão de água.
Para garantir o bem-estar de todos, procure uma empresa de aluguel de caminhão pipa que seja conhecida e de confiança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *