Salada de frutas especial – saudável e nutritiva

Saladas para o verão

Dicas para montar saladas saborosas usando alimentos pouco calóricos e molhos leves para incrementar Saladas para o verão

Nos dias de calor, uma boa opção para fugir dos pratos quentes e pesados é preparar uma salada saudável e nutritiva. Existe uma variedade incrível de receitas. É possível usar alimentos com poucas calorias e incrementar com molhos e outras opções deliciosas.

Uma das dicas para as saladas de verão é abusar das folhas escuras, como a rúcula e o agrião, que são ricas em vitaminas e sais minerais. Além do valor nutritivo, o sabor picante das folhas escuras deixa a salada mais gostosa. Outra dica é incluir proteínas magras na salada. O peito de peru e os queijos, a exemplo do brie e do branco combinam muito bem.

Deixe o prato bem colorido misturando frutas com verduras. Use pera, maçã, manga, abacaxi e kiwi. Mas atenção, só corte e acrescente as frutas na hora de servir para evitar que escureçam ou murchem as folhas da salada.

Os molhos servem para dar aquele gostinho a mais na salada e, quando feitos em versões light e consumidos com moderação, ainda ajudam a ficar em dia com a balança. Substitua as receitas mais calóricas e os molhos para salada industrializados pelos que levam iogurte natural, azeite, polpa de fruta e ervas.

Escolha a sua salada!

Agora que você já aprendeu algumas dicas para preparar saladas para o verão, conheça três receitas saborosas à base de folhas e legumes, que podem ser servidas como entrada ou valer por um jantar completo.

Salada de frutas especial – saudável e nutritiva

Salada de frutas especial – saudável e nutritiva

salada de frutas

salada de frutas

Salada tropical

Esse tipo de salada tem de tudo um pouco. Mistura alimentos ricos em fibras, carboidratos, gordura boa e proteínas magras. Os ingredientes mais usados são alface, tomate, mussarela de búfala, azeitonas, manga, azeite e sal. Para dar um toque especial, complemente a salada tropical com um molho feito com iogurte desnatado, suco de limão, azeite, sal e pimenta.

Salada mediterrânea

O principal ingrediente da salada mediterrânea é a lentilha, por isso ela é uma boa fonte de proteína vegetal. Use também pepino, cenoura, rabanete, tomate e agrião. Para temperar, sal, limão e pimenta. Acrescente os temperos do seu gosto para incrementar a salada e se quiser, complemente com amêndoas.

Salada oriental

A receita leva quinoa e cogumelo shitake dois alimentos riquíssimos em fibras e proteínas de boa qualidade. A salada oriental também combina com alho, cebola roxa, vagem e azeite. O molho tem que ser oriental para combinar com os ingredientes. Use shoyu, gengibre ralado, pimenta-dedo-de-moça e um cálice de vinho branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *