guarapiranga

Sistema Guarapiranga

A Represa de Guarapiranga é uma barragem situada no sul da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Sistema Guarapiranga

Foi uma das primeiras represas de abastecimento inauguradas na capital paulista. Juntamente com o Sistema Cantareira e o Sistema Guarapiranga abastecem 15,9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Com inauguração, em 1908, sua finalidade era, no início, atender às necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Parnaíba.

Originalmente conhecida por Represa de Santo Amaro, Guarapiranga teve sua construção iniciada, em 1906 ,pela São Paulo Tramway, Light and Power Company, na época responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, sendo concluída em 1908.

No entanto, foi só em 1928, com o crescimento da região metropolitana de São Paulo, que Guarapiranga passou a servir como reservatório para o abastecimento de água potável.

A represa é abastecida pelo Rio Guarapiranga e outros rios e córregos de menor porte, abrangendo áreas dos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.

Nas suas margens, existem praias artificiais e marinas de barcos.

A construção da Represa de Guarapiranga e, posteriormente, da Billings, foi decisiva para o desenvolvimento da região de Santo Amaro, então um vilarejo autônomo nos arrabaldes de São Paulo.

Sistema Guarapiranga

guarapiranga

Sistema Guarapiranga

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook