Tudo sobre Pneumática

Tudo sobre Pneumática

Pneumática do grego “pneumos” que significa respiração é compreendida como o conjunto de aplicações que usam a energia armazenada e transmitida pelo ar comprimido. Na área industrial, esse gás comprimido é usado em várias aplicações como cilindros, motores e ferramentas pneumáticas. Continue lendo e saiba mais.

Através da utilização de gases pressurizados, a pneumática é capaz de fazer diversos equipamentos funcionarem, um exemplo do cotidiano é a máquina de café expresso, que bombeia o ar através da máquina.

O ar comprimido, ou pressurizado, pode ser definido como um produto dotado de alta energia que é resultado de uma transformação termodinâmica sofrida pelo ar atmosférico por meio do consumo de trabalho mecânico e pelo compressor.

Um sistema pneumático utiliza dois recursos principais para desempenhar a tarefa executada, um  regulador e um atuador. O atuador possibilita que o gás comprimido seja liberado e o regulador auxilia na distribuição do ar,permitindo que a energia seja distribuída por todo o seu sistema.

No entanto, o gás comprimido também é muito usado em aplicações de automações industriais. Apesar de possuir custo elevado se compararmos com a utilização de eletricidade, o uso da pneumática em engenharia de automação oferece inúmeras vantagens, entre elas: força, velocidade, potência, precisão, simplicidade e confiabilidade.

Vantagens da pneumática

  • O ar como fluido de trabalho não prejudica o meio ambiente.;
  • Pode se integrar com sistemas de controle e automação;
  • Utilizável em ambientes explosivos;
  • Flexibilidade de aplicações e usos;
  • Velocidade dos atuadores alta.
  • É renovável pela sucção do compressor e não possui canalizações do retorno;
  • Energia de fácil armazenamento e transporte

Uso de bancadas didáticas para experimentos 

Em cursos e treinamentos, em geral, são utilizados modelos de bancada didática de pneumática e eletropneumática  ou maleta didática pneumática e eletropneumática.  


O processo de aprendizagem fica muito mais esclarecedor quando o aluno tem contato com um equipamento para realizar experimentos que vão desde a introdução à pneumática até circuitos automatizados complexos. Geralmente, esse equipamento pode ser encontrado como bancada didática ou maleta que r já é fornecida com a maleta didática.

A bancada pneumática acompanha em sua estrutura válvulas direcionais, válvulas auxiliares, atuadores monitorados por sensores e periféricos elétricos.

Sem dúvidas está na lista de equipamentos para laboratório que são indispensáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *