Variedade hospitalar: conheça os tipos de cabos para laringoscópio

Para entender sobre os cabos, você deve saber o que é laringoscópio. É um equipamento médico que consiste em um cabo e uma ponta em formato de lâmina. O seu cabo serve tanto para a instalação de uma bateria quanto para o operador poder segurar o equipamento. A bateria fornece a energia elétrica necessária para o acendimento de uma pequena lâmpada que fica na ponta da lâmina.

O laringoscópio utilizado tanto para exames da laringe quanto para intubação endotraqueal, processo que utiliza o tubo laríngeo, para que o paciente receba a ventilação mecânica com o auxílio de um ventilador pulmonar.

Devido a evolução e desenvolvimento desse instrumento, existem diferentes tipos de cabos para laringoscópio. Os modelos podem ser encontrados com nomes distintos dependendo do fabricante.

A Celmat, por exemplo, utiliza os termos adulto, infantil, stuby, petite e micro petite.

Cabos de fibra óptica com iluminação no cabo

Cabos de fibra óptica com iluminação no cabo e com sistema verde (Green Line)

As características de cada tipo definem preferência e adaptação do profissional. Existem os modelos tradicionais como adulto (mais utilizados) e infantil (utilizado principalmente por mulheres), até os modelos mais específicos como o cabo stuby, que tem comprimento reduzido e indicado para pacientes obesos por não esbarrar no tórax ou mamas; e os cabos petite e micro-petite, que são indicados para uso em recém-nascidos por oferecer mais precisão no manuseio.

Cabos de laringoscópios convencionais

Cabos de laringoscópios convencionais

Para comprar cabos de laringoscópio, procure por cabos compatíveis com a norma ISO 7376.

A Celmat se assegura também em oferecer cabos com mecanismos de comutação, para fácil substituição e limpeza do punho, que proporcionam firmeza e segurança durante o uso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *