Estilo escandinavo: como usar em uma decoração residencial?

Estilo escandinavo: como usar em uma decoração residencial?

Caracterizado por ser um estilo de decoração residencial minimalista, excêntrico e elegante, o estilo escandinavo vem ganhando espaço nos lares de muita gente. Conheça mais sobre as principais características dessa nova tendência, saiba como usá-la em seu projeto de arquitetura e quando contratar um escritório de arquitetura em são paulo sp.

Como surgiu o Estilo Escandinavo?

A região da Escandinávia contempla o norte da Europa e é formada pelos países como Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, as ilhas Feroé e a Islândia.
O Estilo Escandinavo, também conhecido como nórdico, surgiu no século XX e tem como principal referência a casa do artista  sueco Carl Larsson.

Larsson, morava  com a esposa arquiteta, Karin, na  cidade de Sundborn. Ambos transformaram sua residência em um local iluminado e vivo com o propósito de diminuir os efeitos causados pelos períodos do severo frio e da escuridão da Escandinávia.



Principais Características do Estilo Escandinavo



O estilo escandinavo usa elementos simples para montar um ambiente aconchegante e iluminado.

Possui cores claras em suas composições, tais como o branco, bege e o cinza, além de tons pastel. Atualmente, alguns arquiteto também inserem cores vibrantes na decoração  – vai depender do gosto do cliente.

Materiais como a madeira,  couro, metal, vidro e cerâmica também são facilmente encontrados no estilo escandinavo. A decoração mistura materiais naturais e abusa da madeira de demolição e revestimentos diferenciados.

Para o estilo escandinavo, menos é mais. Não há grande quantidade de elementos em um mesmo ambiente e a busca pelo equilíbrio de detalhes e cores é constante.

A iluminação natural sempre é priorizada, por este motivo, as janelas amplas fazem parte do projeto arquitetônico deste estilo. O uso de cortinas que permitam a entrada de luz solar também é muito comum. Nas decorações usa-se pendentes e luminárias grandes em pontos estratégicos.

O mobiliário e a decoração em geral é repleto de linhas retas e simples, seja em prateleiras, sofás e estantes.

Geralmente, o piso deste tipo de ambiente é feito em madeira, mas hoje é possível ter a mesma textura das madeiras em porcelanatos, basta pedir a orientação de um bom arquiteto ou decorador para encontrar o modelo ideal.

Estampas geométricas, gráficas e listras também são peças-chaves da decoração escandinava.



Como fazer uma decoração escandinava


O estilo escandinavo pode ser incrementado com vários outros tipos de estilos de decoração. Basta soltar a imaginação e não ter medo de experimentar combinações.

Encontrar fotos deste estilo que  sirvam como inspiração é uma boa estratégia para fazer sua decoração funcionar. Agora, se você não possui o mínimo de paciência ou tempo para decorar um ambiente ou sua casa inteira, procure por um escritório de arquitetura no ABC. Dessa forma você economiza tempo e dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook