Saiba a importância do registro de marca na música

Saiba a importância do registro de marca na música

Quando você pensou em ser músico, acreditou que a sua única preocupação seria com a composição de letras ou aprender a tocar algum instrumento. No entanto, o registrar marca também é essencial para uma carreira de sucesso.

Por isso, entenda melhor como funciona esse processo e a importância que essa estratégia tem para o seu projeto musical.

A diferença entre nome e marca

Nomear uma banda não é apenas criar uma identidade visual ou elaborar um nome para o seu grupo musical, assim, após a denominação do conjunto, é essencial a criação da marca.

A marca é todo símbolo que identifica um produto ou serviço, portanto, o registro de marcas e patentes é fundamental para reservar o direito exclusivo ao proprietário, evitando o uso por terceiros.

Como funciona esse processo?

Após a criação do nome da banda, é necessário realizar o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). No entanto, antes de entrar com esse pedido, é importante verificar se nenhum outro grupo musical possui o mesmo nome já registrado.

Em seguida, verifique os documentos necessários, reúna e envie o pedido. No site do INPI, é preciso realizar um cadastro para o registro de patente ou marca, logo depois, será necessário o pagamento de uma taxa.

O ideal é realizar essa quitação o quanto antes, pois, para a continuidade do processo será necessário apresentar uma guia do débito.

Com o pedido realizado, basta apenas esperar a análise, o INPI irá verificar se o projeto cumpre com todas as condições legais, além de existir a possibilidade de solicitar novos documentos.

Esse registro tem duração de dez anos, sendo possível realizar a sua renovação ao fim desse ciclo.

A importância do registro de marca

Os registros de marcas são muito importantes para a proteção do seu negócio, isto é, sem esse procedimento, você não tem nenhum direito sobre as suas obras.

Além disso, garante uma série de vantagens que podem ser essenciais para as suas músicas ou nome da sua banda, por exemplo, proteção contra concorrência desleal, direito de notificação indevida do uso da marca por terceiros, integridade material, oportunidade de reconhecimento, entre outros.

O registro de marcas também é uma oportunidade para o desenvolvimento de estratégias que possam aumentar a lucratividade, como: geração de receita com o licenciamento de suas obras para outros cantores.

A utilização em materiais publicitários, por exemplo, também é um método que pode ser explorado quando você tem o direito garantido sobre as suas produções.

Portanto, com o registro de marca, a sua música ou outros projetos estarão protegidos. Assim, é possível trabalhar com maior tranquilidade, facilitando o foco em suas produções. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook