Descubra as diferenças entre a surdez e a deficiência auditiva

Descubra as diferenças entre a surdez e a deficiência auditiva

É comum que para denominarmos uma pessoa que tenha no problema na audição seja utilizado o termo de surdez ou de deficiência auditiva. Apesar das duas maneiras serem utilizadas é preciso entender que não são sinônimos. Descubra as diferenças entre a surdez e a deficiência auditiva.

Existem pessoas com dificuldade para ouvir com perda parcial ou total na audição, seja por herança genética, lesões na orelha e má formação, que conseguem se comunicar oralmente com ou sem a ajuda de aparelhos auditivos.

Já a surdez consiste na perda total da capacidade de ouvir sons independentemente do uso de aparelhos auditivos. Esse tipo de deficiência pode ser diferenciada por central, mista e neurossensorial.

A neurossensorial corresponde à impossibilidade de ouvir sons em decorrência de lesões na orelha interna ou no nervo auditivo, de quadro irreversível.

A central corresponde a dificuldade sonora em diferentes graus. O tipo de surdez condutiva caracteriza o quadro de dificuldade na condução dos sons na parte auditiva externa até a orelha interna.

Tendo a possibilidade de ser corrigida a partir do tratamento clínico, e em casos mais graves, com cirurgia. Já a deficiência mista consiste na neurossensorial e condutiva na mesma pessoa.

Como funciona o tratamento

Para definir o tipo de tratamento que será utilizado no seu caso é imprescindível que você consulte o otorrinolaringologista e faça os exames necessários com o otoscópio para que ele diagnostique o tipo de deficiência auditiva que você têm.

Feito isso, o profissional indicará o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades e especificidades.

Um dos tratamentos auditivos mais tradicionais e eficazes para a deficiência auditiva e surdez são os aparelhos auditivos.

Ainda que a perda auditiva não tenha uma cura definitiva, a medicina avançou ao ponto de criar tratamentos para essa condição, de forma que os seus efeitos sejam diminuídos.

Os efeitos de se utilizar aparelhos como o implante coclear, surgem efeitos como a volta da audição, melhora no convívio social assim como a profissional e familiar, além de prevenir a depressão – uma vez que essa condição prejudica o psicológico do paciente.

Existem outros acessórios para aparelho auditivo no mercado para auxiliar o tratamento conta a perda auditiva, como por exemplo o desumidificador para aparelho auditivo que serve para remover a umidade do aparelho, prolongar a vida útil dele, e melhorar o funcionamento dele.

Além disso, é imprescindível ter em mãos pilhas para aparelho auditivo, afinal se a bateria do dispositivo acabar não há como utilizá-lo.

Para isso procure procure uma loja de pilhas e acessórios para aparelhos auditivos para adquirir o modelo correspondente como por exemplo a Pilha para Aparelho Auditivo 10/PR70, Pilha para Aparelho Auditivo 13/PR48 e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook