Controlar a vontade de comer doces

O que fazer quando está na dieta mas quer comer um doce?

Quem já fez uma dieta sabe de uma coisa: ficar sem comer o que gosta não é nada fácil. Quando o assunto é doces, a situação piora para os amantes dessas comidas, que se veem inquietos durante a dieta, porque não conseguem deixar de lado o vício que possuem em comer doces. Imagine ver um balde de Nutella na sua frente, mas ter de se segurar para não comê-lo.

Conheça algumas dicas e saiba o que fazer quando está na dieta, mas quer comer um doce?

Dica 1: movimente-se

Por mais que ainda estejamos em uma situação de pandemia e de quarentena, a importância de ter uma rotina de exercícios continua a mesma. Deixar de se exercitar é um dos maiores erros que as pessoas estão cometendo nesse período, juntamente com a falta de compromisso com as dietas.

A fim de continuar firme na dieta e em busca de um corpo mais saudável, separe um lugar em casa para praticar os exercícios, seja na sala de estar, na varanda, no quintal ou no próprio quarto. O que realmente importa não é o lugar escolhido, mas sim o movimento.

Você sabia que a atividade física estimula a liberação dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar? Esse mesmo efeito é causado pelos doces que tanto amamos. Por isso, sempre que sentir vontade em comer um biscoito recheado, lembre-se de resistir às tentações dessa comida e se manter firme numa rotina de dieta e de prática de exercícios físicos.

Dica 2: reduza os carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por fornecer a maior parte da energia necessária para a manutenção de nossas atividades. Além disso, também promovem energia o suficiente para que o cérebro funcione corretamente. Porém, o consumo excessivo desses carboidratos pode causar acúmulo de gordura e, consequentemente, aumento gradativo do peso.

Os doces são muito conhecidos por contarem com muita adição de açúcar e outros grãos refinados utilizados no preparo dessas iguarias. Sabia que uma lata de leite condensado de 395g contém a mesma quantidade de açúcar do que 13 colheres de sopa? Percebe-se que por mais que sejam comidas gostosas, os doces consumidos em excesso são um perigo para a nossa saúde.

A ingestão de massas, doces, pães e outros alimentos cheios de carboidratos fazem com que a insulina seja liberada no sangue, ativando a região cerebral que promove o nosso apetite. A fim de evitarmos o aumento de peso e acúmulo de gordura, podemos substituir essas comidas recheadas em carboidratos por outros mais saudáveis como massas integrais, batatas doces, entre outros.

Dica 3: coma doces de vez em quando

A melhor forma de evitar comermos doces enquanto estivermos na dieta é criando uma rotina na qual ingerimos cada vez menos esse tipo de alimento. Parece ser algo óbvio, mas quando estamos com muita vontade de comer doces, a forma mais simples de fazer essa vontade parar é comendo os doces.

Quando nos privamos muito de certos alimentos, a tendência é exagerarmos no consumo dos mesmos, uma vez que entrarmos em contato com eles. Por isso, é muito importante ter um consumo consciente e levar um estilo de vida bem mais saudável. Caso não esteja aguentando ficar sem doces, coma um em poucas quantidades bem raramente, para não voltar a se tornar um vício.

Dica 4: hidrate-se

Pode parecer algo fantasioso, mas o simples ato de nos hidratarmos constantemente faz com que o desejo compulsivo por doces diminua. Quando o corpo humano recebe menos água do que necessita, o funcionamento de alguns órgãos fica comprometido, como é o caso do fígado, que precisa de água para liberar glicogênio e outras fontes de energia para o corpo.

A principal fonte de energia para o nosso corpo é a glicose, que vem do açúcar, esse obtido por meio do consumo de alimentos. Por isso, quando estamos desidratados temos a impressão de que necessitamos comer mais, principalmente os doces. Então, a fim de ter uma compulsão alimentar e um consumo excessivo de doces, faça o simples. Hidrate-se e preserve sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *