Está procurando por um escritório de advocacia para entrar com processo e não sabe se sua prova de conversa de Whatsapp pode ser utilizada? Então leia nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

Conversas de Whatsapp podem ser usadas como prova judicial?

Está procurando por um escritório de advocacia para entrar com processo e não sabe se sua prova de conversa de Whatsapp pode ser utilizada? Então leia nosso artigo e saiba mais sobre o  assunto.

Segundo a companhia de análise de mercado, App Annie, a estimativa é que o número de usuários do ativos do Whatsapp tenha ultrapassado a quantidade de acessos de uma das principais redes sociais do momento, o Facebook. Com diversas funcionalidades de facilidades que oferece, o Whatsapp passou a ser utilizado não somente como um aplicativo para troca de mensagens pessoais, mas também para comunicação corporativa.

Com a possibilidade de gravar vídeos, tirar fotos e ainda fazer captação de áudio, o whatsapp tem ajudado muitas pessoas a conseguirem provas para processos de direito trabalhista em salvador, direito da família e outras áreas, mas será que provas são válidas? Continue lendo e descubra quando uma conversa de Whatsapp pode ser usada como prova em um processo.

Como usar conversas


Ambas as partes de um processo podem utilizar  prints de conversas de aplicativos de mensagens em processos. No entanto, para que esta prova ganhe força e afaste argumentos de que sofreu algum tipo de falsificação, alguns
advogados em Salvador indicam que as conversas passem por uma validação em cartório.

A validação em ata notarial no cartório atestará que o documento apresentado não tenha sofrido nenhuma alteração. Faça cópias de segurança do material, guarde o url (endereço do site) caso a conversa tenha sido em outra rede social. 

 

É bom evitar 


Antes de procurar um advogado de direito trabalhista, por exemplo, para utilizar as conversas de aplicativos de mensagens como troca, lembre-se que a outra parte do processo também pode utilizar outros trechos da conversa para refutar versões.

Além disso, é preciso ser totalmente honesto ao apresentar conversas para serem usadas como provas, se for constatado alguma alteração isso pode recair sobre você.

Lembre-se de não expor uma conversa privada em redes sociais e que possa causar situação vexatória a outra parte, caso contrário, você também poderá responder na justiça.

Orientação de um advogado especialista é fundamental 


A apresentação de provas cuja obtenção tenha sido por meio de gravação de áudio oculta ou conversas de aplicativos de mensagens, precisa de um bom
advogado.

Para conseguir uma orientação adequada sobre o uso deste tipo de prova em um processo, procure por um advogado do consumidor ou mesmo um advogado trabalhista em Salvador – como dissemos antes, processos de diversas áreas podem fazer uso deste tipo de prova.

Faça uma pesquisa por escritório de advocacia em Salvador que tenha experiência em atuação com situações parecidas e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook