Controles remotos podem evitar acidentes?

Pontes rolantes e acidentes: como os controles remotos podem evitar

As pontes rolantes são encontradas em diversos ambientes, como em indústrias, portos, armazéns, canteiros de obras e muitos outros, ela tem como principal função diminuir o esforço humano no manuseio de materiais pesados. Embora seja um aparelho muito útil, é importante adotar alguns cuidados ao fazer o manuseamento, como a utilização de controles remotos.

Esse aparelho também entrega muita facilidade aos colaboradores no dia a dia, sendo indispensável em diversas áreas de atuação. No entanto, se a ponte rolante não for utilizada corretamente, ela pode acabar causando graves acidentes.

Diante disso, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre as pontes rolantes e como os controles remotos industriais podem evitar acidentes na rotina de trabalhadores. Continue lendo e saiba mais!

 

Riscos de acidentes em pontes rolantes


Como citado anteriormente, é de extrema importância adotar alguns cuidados ao manusear uma ponte rolante, como o investimento em
controle remoto industrial de ponte rolante.

As causas mais comuns de acidentes envolvendo pontes rolantes, são as quedas de cargas ou componentes do aparelho, além de colisões, sobrecarga, choque elétrico e falhas mecânicas.

 

Importância de controles remotos para pontes rolantes


Visando evitar os riscos dos acidentes citados anteriormente, as grandes e pequenas empresas inserem no dia a dia de seus funcionários inúmeras normas de segurança. 

Uma delas, é a utilização de controle remoto industrial com display — que são tão importantes quanto inversores de frequência na indústria. Os controles remotos funcionam através de um receptor de radiofrequência, que é conectado ao painel de controle, trazendo mais segurança ao manusear e visualizar a ponte rolante.

 

Cuidados ao utilizar pontes rolantes


Além de utilizar
controles remotos industriais para pórticos rolantes, confira mais alguns cuidados que você precisa ter ao manusear pontes rolantes:

  • Somente profissionais e pessoas habilitadas podem manusear pontes rolantes;
  • Sempre inspecione os dispositivos de transporte, como os cabos de aço, cintas e correntes;
  • Sempre inspecione visualmente o aparelho antes de iniciar sua jornada de trabalho;
  • Inicie o processo apenas após verificar a estabilidade da carga;
  • Mantenha-se atento durante toda a operação;
  • Nunca suspenda pessoas na ponte rolante.

Outros cuidados devem ser tomados, a empresa é responsável por treinar seus funcionários, assim como deve realizar o treinamento para a utilização de aparelhos anticolisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *