A profissão de detetive particular é regulamentada?

A profissão de detetive particular é regulamentada?

Muita gente ainda fica na dúvida sobre a atuação e contratação de detetive particular e é natural que surjam questionamentos sobre este tipo de serviço. Se você já precisou contratar detetive particular 24 horas e ficou com receio de estar cometendo algum ato ilegal, continue lendo nosso conteúdo e saiba mais sobre este assunto.

 

O que faz um detetive particular

Ao contrário do que muita gente pensa, o detetive particular não atua apenas como um detetive de traição, há inúmeras ocasiões de quando este profissional pode ser contratado.

 

É possível fazer a contratação do serviço para rastreamento veicular com uso de dispositivos de áudio e vídeo. Em situações em que é necessário comprovar assédio moral, comprovação de bens e imóveis, e até mesmo no caso de desconfiança de espionagem e de maus tratos.

Não há prazo certo para a conclusão de uma investigação particular, pois cada caso é único e também depende das habilidades e tecnologia à disposição que o investigador particular possui ao alcance. Por este motivo, na hora de contratar um detetive é de extrema importância procurar referências sobre a atuação do profissional

 

Afinal, contratar um detetive particular é legal ?


Em 2017, a profissão de detetive particular foi regulamentada pelo presidente Michel Temer na lei de número 13.432/17. A regulamentação trata sobre os deveres e áreas de atuação do profissional, além de enfatizar a necessidade do respeito à intimidade do investigado.

 

O texto discorre ainda sobre a possibilidade do investigador profissional atuar colaborativamente em investigações criminais com o consentimento do delegado responsável do caso.

Portanto, saiba que contratar um detetive particular não é ilegal, mas é preciso ter alguns cuidados. Continue lendo nosso conteúdo e confira algumas dicas para acertar em cheio ao solicitar os serviços de uma empresa de investigação.

 

Cuidados para contratar um detetive particular 

A contratação de qualquer tipo de serviço precisa ser feita com cautela, mas quando falamos de detetives particulares o cuidado deve ser redobrado, afinal, estamos falando sobre informações sigilosas e privacidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas – mas que vão te ajudar – para você contratar um profissional idôneo.

Como qualquer outro mercado profissional, o segmento de investigação particular possui algumas “laranjas podres” – profissionais que pedem adiantamento do pagamento da investigação e depois somem sem resolver o caso, mas algumas dicas podem te ajudar a fugir deste tipo de golpe.

Verifique no site da empresa se há telefones fixos e endereços de escritórios. De preferência, faça uma visita até o local para confirmar a veracidade.  Atente-se a linguagem utilizada pela empresa – se transmite profissionalismo. Antes de fechar negócio, verifique se a empresa emite nota fiscal e se possui contrato de prestação de serviços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook