Fretes: Saiba tudo sobre logística fracionada

Fretes: Saiba tudo sobre logística fracionada

A carga fracionada nada mais é do que a logística de uma pequena remessa enviada onde o embarcador arca somente o espaço que a mercadoria ocupa no caminhão mudança. Para entender melhor esse processo e ficar por dentro dessa novidade para empresa de fretes, continue acompanhando nosso blog!

Qual a diferença de carga fracionada e carga completa?

A carga completa é quando a sua mercadoria por mais que seja pequena, seja enviada sozinha para o seu destino e a empresa/cliente tem que arcar com o valor do frete integralmente.

Muitas encomendas podem evitar esse tipo de logística, entretanto, outras mercadorias só podem ser transportadas sozinhas, como por exemplo, produtos químicos e cargas perigosas.

Para fretes pequenos, a carga fracionada continua sendo a melhor solução e vem ganhando um espaço cada vez maior no setor logístico. O avanço tecnológico das compras via internet fizeram com que as cargas fracionadas se destacassem e consequentemente ocupassem um espaço maior no mercado.


Como é feito a distribuição dos produtos?

Em um mesmo envio podem ser colocados diversos pedidos para clientes diferentes desde que sejam pedidos pequenos. A modalidade é toda voltada para as cargas que não ocupam todo o espaço do transporte de carga.

O processo de separação dos produtos e o envio da carga podem ser realizados de diferentes formas, mas o mais comum é dividir os produtos por tamanho para dessa forma realizar a contratação dos serviços de fretes.

Com as mercadorias encaminhadas, os veículos realizam sua rota de acordo com a região dos produtos — mais um fator que diminui os valores significativamente.


Entenda o processo de consolidação de carga

O problema que as empresas encontram sobre a carga fracionada é sobre ter que ficar aguardando um volume maior de carga para determinada região, ação fundamental para otimização de custos para cotação de fretes.

Por isso, o maior desafio do transporte de encomendas é executar um planejamento equilibrado para reduzir gastos operacionais e apresentar vantagens no preço sem perder a qualidade, principalmente sobre os prazos acordados com os clientes.


Como funciona a cobrança de frete?

Como uma opção mais econômica e devido o veículo ficar responsável por várias mercadorias de uma só vez, é necessário que a transportadora para empresas instale sistemas que realizam o monitoramento e rastreamento da mercadoria para que acompanhe o status da entrega frequentemente e avise seus clientes.

A formação do preço do frete está relacionada com o veículo, método de entrega, peso, cubagem, entre outras diversas variações. Una economia e a confiabilidade como diferenciais para o seu cliente e venda muito mais aplicando a logística fracionada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook