Saiba como implementar uma licença para heliponto.

Como é feita a licença para heliponto

O heliponto é indispensável para operação de helicópteros em todos os lugares do mundo, a função dele é apoiar as operações de embarque e desembarque de pessoas e cargas. Muitas pessoas ainda não sabem como funciona a regularização para a implementação de heliponto, diante disso, iremos explicar como é feita a licença para heliponto.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Estado de São Paulo possui a maior frota de helicópteros do Brasil, o mercado tende a crescer, porém existem muitas etapas a serem realizadas antes da implementação de um heliponto em sem prédio, confira.

Projeto

Para a construção de um heliponto, é fundamental fazer um projeto e um estudo de viabilidade antes, além da aprovação da Anac, você também vai precisar de:

  • Um engenheiro com conhecimento em projetos de aeródromos em conformidade com a CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
  • Informações e aprovação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA, antes da solicitação prévia para a construção do heliponto;

E não se esqueça de fazer um estudo de viabilidade antes de colocar seu projeto em prática.

Infraestrutura

É necessário pensar se a área de pouso do helicóptero tem resistência, pensar em quanto pesa um helicóptero é primordial nesse caso. A Anac recomenda que seja realizada a estabilização da área, emissão de atestados e laudos, para conter os efeitos das rajadas de ar produzidas pelo helicóptero. 

Consulte as dimensões mínimas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) antes da construção do heliponto.

Regularização para implementação de um heliponto

A prefeitura da cidade de São Paulo, disponibilizou no site quais são os documentos necessários para a regularização para a implementação de heliponto, você vai precisar de documentos como:

  • Dados do proprietário;
  • Dados do condomínio;
  • Regularidade da edificação;
  • Segurança;
  • Declaração de incomodidade;
  • Responsabilidade Técnica;
  • Auto de licença de funcionamento e alvará de funcionamento
  • Cópia do Alvará de Instalação acompanhado das respectivas peças gráficas aprovadas.

Entre em contato com a prefeitura de sua cidade, e saiba quais os documentos necessários para a aprovação do seu projeto.

Também é crucial fazer uma reunião de condomínio, para ter a certeza de que não haverá reclamações em relação ao heliponto posteriormente. Consulte a Norma Brasileira (NBR 10.151.) que esclarece os horários que o heliponto pode ser utilizado e o ruído máximo que ele pode causar.

O Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV-RIV) também é documento fundamental para a instalação do seu heliponto. 

Agora você já sabe como é feita a licença para heliponto, conte com a ajuda de um profissional para a realização de seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook