Aprenda como funciona o descarte correto das baterias automotivas.

Descarte incorreto das baterias automotivas causa danos ao meio ambiente

A bateria devolvida ao local correto permite a reciclagem de 95 a 100% das peças

Realizar o descarte de baterias automotivas correto significa colaborar com a preservação do meio ambiente, pois os componentes do dispositivo – ácido e metais – são perigosos e contribuem para a perda de recursos ambientais, econômicos e energéticos.

Mas o que é o descarte incorreto de baterias automotivas? Isso quer dizer que após o fim da vida útil da bateria, a mesma não foi entregue de volta ao comerciante. Nestes casos, o destino das baterias automotivas, normalmente, é aterros ou incineradores de lixo.

Dessa forma, as consequências são o impacto negativo no ecossistema – comprometendo água, solo e ar -, e até o aumento do tráfico de drogas, uma vez que as substâncias contidas no dispositivo podem refinar cocaína e fabricar munição para armas.

Por isso, o consumidor deve ficar atento ao adquirir produtos como as baterias. Certifique-se de que a empresa que comercializa os dispositivos fará o contato com os fornecedores para reciclar a bateria, exatamente como faz a Baterias Cardoso. A empresa realiza a troca de bateria por um preço justo de mercado e promove o descarte adequado.

Quanto é reciclado?

A indústria de Logística Reversa de Baterias de Chumbo Ácido no Brasil tem o compromisso de reciclar entre 95 e 100% dos componentes e peças da bateria, pois não somos um mercado auto-suficiente em chumbo e, portanto, importamos 40% do material.

Nos dias de hoje, a grande maioria dos comerciantes não aceitam vender baterias sem a certeza que terão o dispositivo antigo entregue à eles. Isso acontece até em áreas de difícil acesso, principalmente para não violarem a Resolução nº 257 /1999 da CONAMA – o Conselho Nacional do Meio Ambiente -, a qual estabelece que todas as baterias e pilhas que contenham chumbo, e outras substâncias, devem ser o descarte final correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook