como-armazenar-chapas-de-aco

Como armazenar chapas de aço?

O ferro e aço são dois materiais muito utilizados na construção civil, além disso, eles possuem um papel muito importante no concreto aramado no que se refere à tração.

 

Mas para ter certeza que o aço tenha o desempenho esperado sem prejudicar todo o projeto do engenheiro, é preciso ter atenção redobrada com o armazenamento das chapas e tubos de aço.


Sem as devidas prevenções contra as  corrosões, as chapas de aço podem causar danos significativos em uma obra, inclusive no que tange à problemas estruturais. Muita responsabilidade, não é mesmo? Então saiba como armazenar corretamente as chapas de aço. Continue lendo nosso conteúdo.

 

Como são feitas as chapas de aço

Cada tipo de chapa de aço possui um processo de fabricação diferente, de acordo com a necessidade do cliente. Isso quer dizer que a chapa galvanizada e chapas de aço grossas perpassam por técnicas variadas conforme a área em que serão utilizadas.

De maneira geral, o processo é iniciado a partir da extração do aço e prossegue para o forno das siderúrgicas, onde transforma-se em ferro gusa – quando há a eliminação e impurezas como a terra, por exemplo. A partir desta matéria-prima, outros procedimentos são adotados para obter o aço.

 

O ferro gusa entra em um processo chamado aciaria – em que há adição de outras ligas  para a transformação em aço em placa. Depois, o processo de laminação transforma o material em bobinas  e em seguida chapas de aço. É importante lembrar que as chapas grossas não viram bobinas.

 

Cuidados necessários no armazenamento

Para garantir excelência no desempenho e qualidade do aço, siga as dicas abaixo de armazenamento:

 

  • Não armazene as chapas diretamente no chão. Utilize estantes ou paletes;
  • Faça a mensuração correta do material a ser utilizado, para que a estocagem correta não seja um problema e culmine em prejuízos;
  • O local de armazenamento deve ser coberto e livre de umidade;
  • Em caso da necessidade de armazenamento em locais abertos, é recomendado posicionar as chapas sobre britas e em seguida cobri-las com lona;
  • Não deixe as chapas de aço em contato com outros metais.

 

Dicas para comprar chapas de aço

Antes de comprar tubos de aço, chapa xadrez e até rolos de aço, procure por fornecedores que sejam referência no setor.

O selo de qualidade dos produtos deve ser apresentado antes de você fechar negócio. Além disso, verifique a avaliação de outros consumidores nas redes sociais e sites de relacionamento com o cliente na internet, dessa forma você também consegue avaliar como é o pós venda da empresa de aço e tomar a melhor decisão.

 

Lembre-se que o aço deve ser manuseado com equipamentos de segurança e luvas. Dessa forma você garante a segurança dos trabalhadores, evita atrasos em decorrência de acidentes e ainda por cima garante a integridade da chapa de aço.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook