vantagens-do-aco-inox

Vantagens do aço inox

Brilhoso, moderno e sofisticado – essas são algumas das características estéticas que fizeram com que as chapas de aço inox fossem cada vez mais aceitas entre os consumidores.

Agora, o aço inoxidável está ocupando o espaço que antes era do ferro e aço convencional, tanto na parte doméstica quanto industrial. Ficou curioso para saber mais sobre os motivos que estão impulsionando esta mudança? Então continue lendo nosso conteúdo e confira 3 vantagens do aço inoxidável.

 

Vantagem 1 – Durabilidade

Assim como as chapas galvanizadas, o aço inox é muito durável e pode ser até mais resistente do que o aço comum, em decorrência de não sofrer com ações corrosivas. Com maior tempo vida útil, o aço inox também diminui o descarte de resíduos no meio ambiente

 

Vantagem 2 – O Meio Ambiente Agradece

Desde o processo de produção do aço galvanizado, ele gera menor impacto ao meio ambiente. Boa parte de sua fabricação é feita em siderúrgicas que são alimentadas com sucata reciclada, sem emissão de CO2.

É um metal totalmente reciclável que pode passar por diversos processos de reutilização e o melhor; sem que isso seja tão complexo para ser realizado.

 

Vantagem 3 – Facilidade de Limpeza

O aço inox é fácil de limpar porque não reage com outros materiais. Por não pegar cheiro, nem sabores, as tarefas de higienização também são menos demoradas.

 

Como é feito o aço inoxidável


Apesar de poder conter níquel e outros elementos, o aço inox é uma liga de aço e crómio. Sua principal característica é a resistência à oxidação, por isso o nome “aço inoxidável”.

O processo para fabricação do aço inox varia muito, na verdade, podemos contar 57 formas diferentes de obter esta liga de aço.

A primeira etapa, é marcada pela mistura de minério de ferro, cromo, sílica e outros elementos para que o aço seja fundido – esse processo pode levar até 12 horas. Em seguida, a mistura é moldada em lingotes, tubos de aço, etc. Por último, são feitos processos de polimento e tratamento térmico.

As características e vantagens do aço inox fazem com que ele tenha uso não somente na indústria de linha branca e produtos para cozinha, mas também em hospitais, na construção civil, mobiliários e muito mais.

O aço inox pode ser classificados em 5 tipos diferentes de acordo com sua composição e estrutura, são eles:

 

  • Ferríticos – Com até 17% de cromo e no máximo 0,3% de carbono;
  • Martensíticos – Entre 12% a 18% de cromo e até 1,5% de carbono;
  • Austeníticos – Possuem entre 17% e 25% de cromo e  7% a 20% de níquel;
  • Aço Inoxidável Duplex – Tem estrutura dupla de matriz ferrítica com ilhas de austenita;
  • Aço Inoxidável PH – Estrutura Martensítica,  fortalecida com precipitação PH.

Se você precisa de uma empresa de aço e ferro, procure por distribuidores de ferro que tenham experiência e sejam reconhecidos positivamente no mercado.


Boas empresas, além de oferecerem uma grande gama de serviços como bobinas de aço e rolos de aço, precisam oferecer um bom preço de ferro e nos demais produtos, além da entrega agilizada. Não deixe de procurar por referências de clientes antigos antes de fechar negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook