Uso da madeira em projetos de arquitetura

Vantagens de utilizar a madeira em projetos de arquitetura

A madeira é um dos materiais de construção mais antigos da história. Desde as civilizações mais antigas, ele é uma peça fundamental na estrutura de edificações, valorizando desde ambientes residenciais a espaços comerciais e corporativos. 

Quando adquirida de forma legal, esse material orgânico e sustentável agrega inúmeras vantagens em projetos de arquitetura — especialmente devido a seu desempenho físico mecânico. Por ser um material leve (ou seja, com baixa massa volumétrica), a madeira é capaz de substituir estruturas pesadas como gruas para construção. 

Em um portfólio de arquitetura, projetos com estrutura de madeira chamam a atenção. E não é uma surpresa: móveis e construções de madeira dão ao ambiente uma maior sensação de pertencimento e proximidade com a natureza (por ser um material de origem natural). 

Seu uso também é capaz de agregar personalidade e sofisticação a qualquer projeto em escritórios de arquitetura em São Paulo. 

Hoje, as opções práticas para o uso da madeira na arquitetura são diversas — em razão da qualidade trazida por ela, observamos a madeira compor estruturas de edificações tanto comerciais quanto residenciais. Versatilidade é, ademais, uma das maiores virtudes do material. 

Entenda melhor as vantagens do uso da madeira em um projeto de arquitetura. Continue conosco!

Versatilidade da madeira 

A versatilidade da madeira é um dos fatores que a faz tão preferida pelos profissionais de arquitetura (como os do escritório de arquitetura em São Caetano do Sul). Quando adicionada em projetos residenciais, busca trazer conforto e o sentimento de aconchego ao lar, promovendo o bem-estar dos futuros moradores. 

E não somente na estrutura das casas que ela é protagonista, mas a versatilidade da madeira permite que ela esteja presente em escritórios, lojas, espaços religiosos, memoriais e outras edificações. 

Em estruturas definitivas, temporárias, decoração (em painéis e forros, por exemplo) e até no piso, em assoalhos e tacos. Também não é incomum se deparar com fachadas em espaços urbanos. O sucesso do material é completamente explicável. 

Bom isolamento térmico

A madeira é naturalmente um isolante térmico. Dessa forma, quando o objetivo é tornar um ambiente um espaço agradável e acolhedor, ela é uma das principais opções — seja para ser usada em assoalhos, painéis ou tacos. Além disso, se usado de forma correta, é uma escolha que acrescenta beleza e elegância a qualquer ambiente. 

Você já deve ter se deparado com decks de superfície de madeira em áreas de piscina, certo? Seu uso permite uma área externa, além de bonita, com temperaturas amenas e confortáveis para os que desejam aproveitar a piscina sem saltitar pelo piso escaldante. 

Sustentabilidade

Uma das maiores vantagens da madeira é ser um dos únicos materiais da construção civil que possui caráter renovável. Se a extração ocorrer de forma correta, em áreas manejadas, o impacto ao meio ambiente é reduzido, de modo que o ecossistema tem tempo para se regenerar. 

Ademais, o uso de madeira não emite uma quantidade significativa de gases e poluentes na atmosfera e na água, especialmente quando comparado a outros materiais. Seu ciclo de vida ainda apresenta melhor desempenho do que o alumínio e o aço, por exemplo, materiais responsáveis por emitir gás carbônico (CO2) e perfluorcarbonetos (PFCs) no meio ambiente. 

A partir do projeto do escritório de arquitetura em Pinheiros, é importante se embasar em análises técnicas e assertivas para garantir uma boa escolha dos materiais a serem utilizados na construção. A madeira pode trazer inúmeros benefícios para o projeto. Logo, vale dedicar esforços para utilizá-la de forma sustentável e responsável.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *