Para que servem os cones de sinalização?

Para que servem os cones de sinalização?

Os cones de sinalização são frequentemente empregados em obras e estacionamentos, principalmente. O intuito com o uso deles é delimitar espaços ou direcionar caminhos, visto que são objetos bem chamativos e visíveis. 

Normalmente, tem suas cores em laranja e branco ou amarelo e preto, facilitando o reconhecimento em locais com pouca luminosidade.

Esses equipamentos funcionam também para indicar potenciais perigos em situações emergenciais, como em estradas.

Com a finalidade de assegurar a segurança, os cones são resistentes às situações adversas, como acidentes e mudanças climáticas. Suas características devem seguir as normas nacionais.

Os tipos de cones de sinalização

Existem dois modelos principais de cones de sinalização: os flexíveis e os rígidos. 

Como o próprio nome sugere, o primeiro é composto por um material mais flexível, apresentando uma ótima opção custo-benefício. Usado, comumente, em ambientes internos.

Já os cones rígidos são mais resistentes, sendo utilizados em vias de trânsito e na construção civil.

É possível, também, encontrar categorias que permitem o encaixe de sinalizadores externos. Ou então que podem ser preenchidos com areia, o que evita o risco de ser movido pelo vento.

Assim como o cavalete de sinalização, o cone é importante para realizar indicações, independentemente do modelo.

NBR 15071

De fato, poucas pessoas conhecem o Boletim Técnico Cone NBR 15071.

Essa é a norma brasileira que define as características obrigatórias que o cone padrão deve adotar para que possa ser usado adequadamente. Além disso, essas regras estabelecem, também, as boas práticas sobre armazenamento, manutenção e higienização do produto.

Portanto, os cones de sinalização devem possuir as dimensões pré-definidas pela NBR 15071 e não podem sofrer alterações com intempéries.

Ademais, é necessário contar com faixa refletiva flexível, estabilidade ao calor, sem tombar quando aplicada carga de 6,0 N. Esses são alguns pontos exigidos.

As características citadas são conferidas por meio de testes, antes da liberação para o uso. Quase sempre, a locação de cones é feita pelas mesmas companhias que disponibilizam grades de isolamento.

Manutenção dos cones de sinalização

Os cones de sinalização são tidos como Equipamentos de Proteção Coletiva e precisam ser mantidos em bom estado. Isso para não perder a visibilidade e o papel que desempenha.

A NBR 15071 recomenda que a estocagem seja feita em locais cobertos e arejados. Quando fica na rua, o item deve ser coberto com lona ou material desse tipo, protegendo-o de chuvas.

Já a higienização dos cones pode ser executada somente com água e sabão neutro. Esses são detalhes capazes de aumentar, significativamente, a durabilidade do produto.

Desse modo, fica claro que os cones de sinalização são elementos essenciais para a demarcação e orientação; função parecida com a que desempenha as grades de proteção.

Para realizar a locação desses materiais, é importante buscar por uma fornecedora reconhecida e confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook