Dicas para manter a constância no treino em casa

Dicas para manter a constância no treino em casa

Vários motivos podem nos impedir de ir à academia, e a pandemia, hoje, é o principal deles. Mas dias de chuva, falta de tempo e falta de dinheiro também são empecilhos. Porém, é possível fazer ótimos treinos em casa, mantendo a constância. Motivação e ânimo, nesse caso, são essenciais para não abandonar o exercício físico.

A verdade é que os treinos em nosso próprio lar, por mais simples que pareçam, exigem muito de nós. Ainda mais quando estamos desestimulados pela ausência de equipamentos e profissionais para acompanhar. Mesmo que possamos ter em casa itens como um super band, continua parecendo insuficiente.  Mas calma, pois trouxemos 3 dicas para te ajudar nessa tarefa.

Defina suas metas

Estabelecer metas é um grande ingrediente para a motivação. Mas tem de ser traçada de acordo com o que é possível. Os objetivos aqui não devem ser fáceis, mas também não precisam ser difíceis, ao ponto de gerar desistência e frustração. O indicado é traçar a curto, médio e longo prazo, elevando os níveis de dificuldade e responsabilidade a cada um deles.

Por exemplo, a curto prazo pode ser não tomar refrigerante e fazer exercício físico pelo menos 3 vezes por semana. Se você deseja efeitos maiores e mais rápidos, intensifique seu treino a cada semana. Pense em utilizar acessórios como elástico extensor e faixa elástica.

Reserve um horário especialmente para treinar

Estabelecer uma rotina é fundamental. Deixe um horário do seu dia para treinar, sem interrupções e nada que possa atrapalhar. Isso faz com que você crie o hábito e tenha um compromisso marcado com a saúde. E quando realmente não puder realizar os exercícios na hora programada, já remarque para não perder o ritmo.

Você pode, ainda, usar aplicativos como forma de verificar sua adesão a uma rotina. Muitos deles indicam atividades e acompanham sua evolução também. 

Escolha um bom espaço da sua casa para treinar

O espaço em que você irá fazer o treinamento é um detalhe muito valioso. Busque por um ambiente bem arejado e iluminado, que tenha uma área significativamente livre. Pode ser no quarto, quintal, garagem, mas evite pisos escorregadios, tapetes e objetos que apresentem risco de acidentes. Você pode até dispor de equipamentos no local, como uma bicicleta ergométrica.

A junção horário e lugar devem entrar em sintonia com seu cotidiano.

Hoje, são muitas as modalidades de treino que você pode optar. Portanto, descubra aquela que combina com você e que você tem prazer em fazer. A afinidade com as atividades vai melhorar sua performance, além de dar mais gás para praticá-las. 

Se for o caso, tente conciliar exercício e diversão para que a experiência seja prazerosa. Uma opção é praticar em chamada de vídeo com um amigo, por exemplo. 

Por fim, concluímos que a continuidade dos treinos é extremamente essencial para manter a constância. Dessa forma, basta seguir em busca dos resultados desejados, melhorando a saúde e qualidade de vida. O que não pode é desanimar e desistir!

Para isso, escolha o lugar de sua casa que mais é viável para treinar, defina as metas alcançáveis. Tudo isso usando o próprio corpo como elemento central, ou até itens como barreiras e obstáculos. Mesmo que às vezes pareça difícil, a determinação te levará longe. Lembre-se: atividade física é vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook