Treinamento funcional: o que é e quais os benefícios?

Treinamento funcional: o que é e quais os benefícios?

No mundo fitness o treinamento funcional é uma tendência entre professores e alunos. De modo que, a motivação é devido que o exercício, que pode ser praticado com bola de pilates, proporciona melhoria nos movimentos, flexibilidade, resistência, força e postura. Por isso, entenda melhor o que é esse novo conceito de treinamento.

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é um método utilizado em atividades que aprimoram o corpo para a prática de algum esporte ou realização de movimentos do dia a dia, como: correr, pular, agachar, empurrar ou carregar algum objeto.

Desse modo, esses exercícios foram aplicados no início na fisioterapia, pois serviam como ferramentas para auxílio na recuperação de pacientes que apresentavam alguma limitação. De modo que, só depois que passou a ser popular entre atletas e pessoas que querem ganhar condicionamento físico através de exercícios com halteres e outros equipamentos.

As atividades funcionais vieram para somar com as demais modalidades da academia e, assim, oferecerem um treino mais completo.

Quais os exercícios do treinamento funcional?

Os exercícios são compostos por atividades que trabalhem com o peso do corpo, por exemplo, sacos de areia, pneus e barras. Além disso, também utilizam acessórios como: bolas, corda naval, fita de suspensão e elásticos.

Os movimentos dessa modalidade de treinamento envolvem duas ou mais articulações na execução, ou seja, é realizado o trabalho de vários músculos em conjunto.

Alguns exemplos de treinos que podem ser realizados são: agachamento, barra fixa, saltos em caixas ou bancos, pular corda, corrida entre cones e com cinta elástica.

Quais os benefícios do treinamento funcional?

A maioria dos aparelhos de musculação trabalha com os músculos de maneira isolada. No entanto, o treinamento funcional tem no seu diferencial oferecer prioridade nas atividades que trabalham grupos musculares simultaneamente. Nesse sentido, pode oferecer um fortalecimento global do corpo com apenas uma única sessão de treino.

Outra vantagem é a possibilidade de realizar essa modalidade em qualquer lugar, como: parques, quintal, sala e quadras. Além disso, é ótima para otimizar o tempo, pois utilizando uma corda de pular por 15 minutos, você consegue substituir por uma hora de caminhada.

Outros benefícios também podem ser conquistados, como: melhora no sistema cardiorrespiratório, alívio de dores nas costas, coordenação motora, força muscular e emagrecimento saudável. Por isso, a prática é recomendada para qualquer pessoa e de qualquer idade.

Muitos professores estão se especializando no treinamento funcional, pois, conseguem oferecer aos alunos melhorias na saúde e no condicionamento físico. Em contrapartida, antes da realização de qualquer exercício, é fundamental verificar uma avaliação física para saber as condições individuais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook