5 dúvidas frequentes antes da compra de um imóvel

5 dúvidas frequentes antes da compra de um imóvel

A decisão de adquirir um imóvel, como apartamento em SP, envolve diversas questões que precisam ser estudadas com antecedência. Isso acaba gerando certas dúvidas. O melhor caminho é sanar todas elas e fazer um planejamento bem detalhado, colocando na ponta do lápis todos os pontos a serem avaliados. 

Acompanhe a leitura, veja as principais questões sobre o tema e faça a melhor escolha possível!

Quais cuidados preciso ter com a compra de um imóvel?

Primeiramente, responda à pergunta: você pode comprar uma casa ou apartamento na planta? É um investimento interessante, mas, caso seja esse seu objetivo, analise as previsões para o término da obra para adequar suas expectativas.

Em relação aos apartamentos prontos para morar em SP, verifique o estado de conservação, localização, valor do condomínio e outros aspectos. Lembrando que, em qualquer uma das situações, a decisão consciente depende de um estudo criterioso sobre sua situação financeira.

Uma solução para quem vai morar sozinho e pretende comprar um imóvel pequeno é optar por um apartamento studio na Vila Mariana. Com dimensões reduzidas, essa categoria representa uma bela praticidade, ainda mais quando falamos de um ótimo bairro.

Existem restrições para fazer um financiamento?

O comprador não pode apresentar pendências financeiras e deve ter um score de crédito elevado. Além disso, não pode ter outros financiamentos que comprometem sua renda. 

Outra questão que impede você de financiar um imóvel é não apresentar renda compatível com o valor da propriedade desejada. Apesar de cada instituição financeira possuir normas específicas, geralmente a renda é dividida em faixas e cada uma tem um teto para o valor total.

Como saber o melhor momento para adquirir minha casa?

Muitos fatores podem despertar a necessidade de adquirir uma casa. Tais como a chegada de um filho, casamento e até conquistas financeiras. O importante mesmo é encontrar uma oportunidade que se encaixe com seus interesses, atentando-se sempre ao momento do mercado e às suas condições.

A localização também precisa ser bem pensada. Caso você queira um local com ampla diversidade de comércios e serviços, um apartamento no Centro de SP se torna uma boa opção.

Quais documentos preciso ter em mãos?

Hoje, várias opções de financiamentos podem ser feitas até de forma on-line, com o envio virtual da documentação. Fora os documentos pessoais, as exigências vão de acordo com o contrato e regras estabelecidas pela organização que realiza a venda.

Geralmente, em todos os casos são pedidos:

  • CPF;
  • RG;
  • IRPF completo ou Declaração Anual de Isento (DAI);
  • Comprovante de renda (de, no mínimo, 6 meses);
  • Comprovante de endereço e de estado civil;
  • Carteira de Trabalho, caso trabalhe pelo regime CLT.

Há despesas extras?

Sim. Há gastos que precisam ser computados, como a documentação. Seu valor  gira em torno de 4% a 5% do preço do imóvel e abrange despesas como o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Bem como o registro no cartório. Em casos nos quais não há financiamento, é necessário fazer a escritura.

E aí, conseguiu tirar aquela dúvida que estava incomodando? Agora basta partir para ação e conquistar o sonho de ter seu próprio imóvel. Considere os apartamentos em Perdizes SP, um dos melhores bairros da capital paulista para investimentos imobiliários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>