Limpeza do sofá

Como se proteger da COVID lavando seu sofá

Os sofás são móveis sempre presentes nas casas das pessoas. Ao receber uma visita, é muito comum que elas fiquem sentadas no sofá enquanto aproveitam para conversar e desfrutar o tempo juntos. Em tempos de pandemia da COVID-19, é importante se cuidar e ficar atento quanto ao distanciamento social, assim como lembrar de usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel.

Saiba como se proteger da COVID-19 lavando o seu sofá e qual a importância de realizar uma higienização e lavagem de estofados.

Estofados tendem a acumular poeiras e outras sujeiras

Nessa época de pandemia, as pessoas acabam ficando preocupadas com a saúde quanto às questões de medidas restritivas e de proteção. Mas, na correria do dia-a-dia do trabalho, é comum chegar em casa e já se jogar no sofá, esquecendo de tirar as roupas que usou para ir trabalhar.

Porém, ao ter esse descuido de se jogar no sofá sem trocar de roupa e se limpar, saiba que o seu sofá pode ser um móvel de retenção da COVID-19. Estofados de almofadas, poltronas e sofás tendem a acumular poeira, por isso a limpeza é essencial para evitar a proliferação do vírus e de bactérias, assim como de outros microrganismos.

Por conta dessa tendência de acumular sujeiras, poeiras e outros microorganismos, é importante ter em mente que uma solução para isso é realizar a impermeabilização dos sofás. Essas substâncias podem danificar o sofá e fazer com que ele se torne um grande criadouro de ácaros, bactérias e fungos.

Como funciona a impermeabilização de estofados?

Como dito anteriormente, os sofás tendem a acumular microorganismos e sujeiras em suas camadas internas, por mais conservado que o estofado seja. Por isso, assim como é importante realizar uma limpeza do estofado do sofá, também é importante pensar em contratar um serviço de impermeabilização de estofados.

O processo de impermeabilização do estofado consiste em criar uma película protetora em toda a superfície do móvel, evitando assim a absorção de sujeiras, líquidos e impurezas por parte das camadas internas, uma vez que essas impurezas podem entrar em contato com o estofado do sofá.

Faça uma limpeza periódica do estofado do sofá

Manter o estofado do sofá limpo garante que o móvel fique conservado e que sua vida útil seja maior. Além da limpeza, alguns modelos possuem certos tipos de materiais que necessitam de hidratação, como os estofados feitos de courino (couro ecológico), por exemplo.

O recomendado é fazer uma limpeza periódica do estofado do sofá. Ao menos, limpe o móvel uma vez por mês com auxílio de panos macios e hidratantes para os estofados de couro ou até mesmo para os que são feitos de pele.

Como funciona a transmissão da COVID para o estofado?

Imagine uma pessoa que passou mais de oito horas fora de casa em uma jornada cansativa de trabalho, tendo de usar máscara o tempo todo e higienizar as mãos com álcool em gel. Ao chegar em casa, o que ela mais quer é poder relaxar e se livrar do incômodo que é a máscara e poder ficar sentado no sofá conversando com sua família.

Durante a conversa dessa pessoa com seus familiares, ela pode eliminar gotas de saliva conforme vai falando, gotas essas que acabam caindo e penetrando no estofado do sofá. Se esta pessoa estiver contaminada com a COVID-19, saiba que as partículas de saliva que foram absorvidas pelo estofado do sofá podem ali ficar ao ponto de contaminar outras pessoas que entrem em contato com o móvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook