dicas-para-decorar-apartamento-com-plantas

Dicas para decorar apartamento com plantas

O verde é uma cor que ganha destaque em qualquer espaço — à vista disso, não é uma surpresa que as plantas são uma das tendências mais queridinhas pelos brasileiros para a decoração do lar. Manter plantas nos ambientes da casa é uma opção interessante para quem busca trazer mais cor, alegria, tranquilidade e leveza.

Ademais, a sensação de aconchego se dá justamente pelo maior contato com a natureza, transformando o lar em um refúgio, longe do estresse da vida urbana. Existem diversas espécies que se adaptam bem a ambientes fechados, como apartamentos. 

E, se há luz natural, condições adequadas de temperatura e umidade, as plantas podem se adequar a qualquer cômodo da casa, seja na cozinha, quarto ou sala de estar.  Esses são alguns fatores que você deve se atentar antes de comprar ou adotar uma planta. Se o seu apartamento não oferece muita iluminação natural, o ideal é investir em plantas que não precisam de muita luz do sol para sobreviver.

É o caso de cactos e suculentas — para uma rotina muito agitada e corrida, essas plantas não necessitam de cuidados extremos. Por isso, busque analisar qual espécie mais combina com a sua rotina. 

Embora apartamentos em São Paulo normalmente sejam espaços reduzidos, com um planejamento prévio é possível utilizar plantas na decoração e transformar o ambiente em um local aconchegante e natural. Segue algumas dicas para a decoração do seu apê.

A princípio, atente-se ao estilo do apartamento

Esse é um passo muito importante antes de começar a decorar o ambiente com plantas. Busque analisar o estilo do apartamento (cômodo por cômodo) e a função que a plantinha terá dentro do lar. 

Nos quartos, por exemplo, atente-se ao tamanho da planta — tenha preferências por arbóreas de pequeno porte, pois essas se desenvolvem facilmente em vasos, além da maioria não possuir frutos. Na sala de estar, por ser um local mais amplo, é interessante apostar em arbóreas maiores, que preencham o espaço entre móveis, por exemplo. 

Já em um ambiente como a cozinha, tome cuidado com a distância das plantas do forno e fogão. O calor produzido por elas pode ser muito prejudicial à saúde e desenvolvimento delas. Nesse ambiente, uma ideia interessante é cultivar uma horta, com ervas e temperos. Aqui, elas serão suas aliadas na hora de dar aquele gosto para um almoço ou jantar em família. 

Pesquise as diferentes espécies de plantas

Antes de começar a decoração do seu apartamento na Nova Klabin, nada melhor do que pesquisar as diferentes espécies que estarão presentes no ambiente, não acha? Preste atenção nas especificações, desde a necessidade de luz até cuidados com água e temperatura. Algumas espécies, por exemplo, não gostam do contato direto com a luz do sol. Por isso, fique atento. 

Cactos e suculentas

As suculentas e os cactos são as plantas preferidas de quem tem aquela rotina agitada, mas não abre mão de ter um verde no apartamento. Além disso, são plantas que podem ficar ao sol, e você pode encontrá-las em diferentes tamanhos e espécies. Podem ser utilizadas em diversos ambientes do lar. 

Marantas

Ao contrário dos cactos e suculentas, o ideal para cultivar as Marantas é mantê-las à meia sombra. A luz direta pode descolorir e secar suas folhas — além dos tons de verde, o interessante dessa espécie é suas variações de cores, que podem ser rosa ou roxo. Tudo vai depender do estilo do seu apartamento em Pinheiros. 

Espada de São Jorge

Essa é uma das plantas mais utilizadas para decoração, e sua fama é completamente justificável. Além do claro simbolismo que carrega, a Espada de São Jorge é uma planta de fácil manutenção, além de ser ótima para purificar o ar. No geral, busque manter essa espécie na sombra, regando-a sempre que a terra estiver seca. Assim, ela crescerá saudável e bonita.

 Lírio da Paz

Queridinhas para a decoração da sala de estar, os Lírios da Paz são ideais para quem busca transmitir charme e elegância ao ambiente. Para crescer saudável, essa espécie necessita de solo úmido. Por isso, regue-a sempre que a terra estiver seca, e deixe-a em ambientes com bastante sombra e úmida. 

Use e abuse da criatividade

Ainda que existam na internet inúmeras dicas para decorar o apartamento à venda na Barra Funda com plantas, não é necessário segui-las à risca para um resultado incrível. Por isso, abuse da criatividade na hora de montar a decoração do ambiente, seguindo seu estilo e do seu espaço de aconchego. 

Aqui, esqueça as convenções e busque refletir seus verdadeiros gostos. Sinta-se livre para ousar e apostar em diferentes espécies e cores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook