Como calcular a quantidade de comida e bebida para festa?

Como calcular a quantidade de comida e bebida para festa?

É muito prazeroso receber os amigos e os familiares em casa para um churrasco, um almoço ou mesmo para uma festa. Mas, quase sempre, ficamos inseguros no momento de calcular a quantidade de bebida alcoólica, sem álcool e comida para comprar. Muitos consideram “quanto mais melhor”, porém acabam exagerando na organização do evento. 

A fim de evitar desperdícios e, ao mesmo tempo, garantir que todos os convidados possam ficar satisfeitos com a festa, trouxemos algumas dicas. Elas te ajudarão na hora de pensar quantidade de comes e bebes.

Primeiramente, é necessário saber o número de pessoas que vai fazer parte do evento e a faixa-etária média. Além disso, o tempo de duração e o perfil dos convidados também influenciam. Homens, exemplificando, comumente comem e bebem mais do que as mulheres.

Comida

Se você pensa em servir canapés e salgadinhos, o cálculo é de 10 a 12 unidades por pessoa. É mais cabível escolher opções leves, como canapés de carpaccio ou salmão, por exemplo. 

No entanto, caso os quitutes tenham temperos e condimentos mais fortes, como pimentas ou pesados, a quantidade diminui. O ideal é que você disponha de, pelo menos, cinco opções de salgadinhos e canapés. Mas caso esses sejam apenas uma entrada, a quantidade cai pela metade.

Para entradas e pratos quentes, a conta é básica: o famoso “um por um”. Ou melhor, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. 

No momento de definir o cardápio, pense no básico. Assim, é mais fácil não errar e agradar todos os presentes. A combinação de massas e molhos, juntamente de uma carne, é sempre uma boa opção. Em casos de almoços ou jantares, o cálculo é de 300 gramas de carne por pessoa e 50 gramas de arroz cru. Já legumes e verduras, 150 gramas.

Se a ideia é churrasco, é suficiente 400 gramas de carne para cada pessoa. Procure servir mais de uma opção de carne. Quando tem pão, salada e maionese, a quantidade de carne cai para 300 gramas por pessoa.

Doces

Para bolos de aniversário, calcula-se, em média, 100 gramas por pessoa. A quantidade vai para 80 gramas quando há outros doces na festa, como brigadeiros e beijinhos. Para esses docinhos em geral, três unidades para cada convidado já satisfaz. Busque variar nos sabores. 

Bebida

No caso da bebida, é fundamental ter em mente o tempo de duração da festa, bem como seu estilo (churrasco, coquetel, almoço). A idade dos convidados também conta, já que jovens, normalmente, bebem mais. Para refrigerantes, 600 ml por pessoa, se não houver outra bebida. Vai para 400 ml se houver. Água mineral também não pode faltar e 200 ml por pessoa está bom.

A cerveja é um sucesso em quase todas as ocasiões, principalmente nos churrascos. O cálculo é de três a seis latinhas por pessoa. E, em caso de bebidas mais fortes, como as destiladas, a conta deve considerar o hábito dos convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>