Qual a maneira correta de limpar uma banheira?

Qual a maneira correta de limpar uma banheira?

Uma banheira precisa sempre ser mantida limpa. Nela, nos lavamos e tiramos as impurezas do corpo. Por isso, quando não higienizada corretamente, é possível acumular sujeira em sua superfície e tubulação.

Sendo assim, é imprescindível limpar as banheiras da casa ao menos uma vez por semana para evitar que fiquem sujas e com manchas. 

Mas antes de começar a limpá-la, verifique de qual material ela é feita para não usar produtos e técnicas inadequados. Após isso, você pode começar a limpeza seguindo as dicas a seguir. Leia mais!

Cuidado com os materiais utilizados

Materiais abrasivos não são os mais indicados para realizar a limpeza, até mesmo em uma banheira simples. Estes podem riscar, corroer e manchar a superfície da banheira. Por isso, ao usar uma esponja, opte sempre por esfregar com o lado macio.

Além disso, em modelos esmaltados, não se deve usar soda cáustica nem água sanitária. Elas geram ferrugem e manchas que não poderão ser tiradas depois. 

A lavagem da banheira

O primeiro passo é encher a banheira e misturar alguma substância desengordurante na água quente, como o detergente. Agite a mistura para que crie espumas e esfregue-a por toda a superfície com algum material macio.

Após isso, é necessário fazer uma solução para desinfetar o ofurô. Faça uma mistura em recipiente separado contendo água, vinagre e bicarbonato de sódio. Então, jogue a solução na banheira e deixe-a agir por cerca de 10 minutos. Só então você esfregará novamente, dando mais atenção para as áreas mais sujas e manchadas.

Para finalizar a limpeza, esvazie a banheira e enxágue muito bem com água fria. Lembre-se também de, sempre que usar a banheira, enxaguá-la bem ao fim do banho para evitar um acúmulo excessivo de gordura. 

Detalhes da banheira de hidromassagem

As banheiras de hidromassagem possuem jatos que também necessitam ser limpos. Por isso, é importante fazer com que a água com o detergente chegue a esses tubos.

Para isso, encha a banheira até cobrir os jatos e misture o detergente na água. Ligue o equipamento e deixe os jatos funcionando por cerca de 15 minutos. Feito isso, esvazie o recipiente e encha-o com água para enxaguar. Repita os 15 minutos de funcionamento e esvazie novamente.

É importante que esses orifícios sejam bem higienizados para que não contaminem a água durante o banho. O ideal é que a lavagem dos jatos seja feita a cada 3 meses, enquanto a superfície deve seguir as recomendações já indicadas. 

Completando esses passos, você poderá aproveitar o melhor deste momento relaxante com segurança. Além disso, ajudará na durabilidade e estética do seu equipamento. Agora é só separar os utensílios e produtos e colocar as mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>