Arquitetura moderna: veja como aplicar na sua casa

Arquitetura moderna: veja como aplicar na sua casa

A arquitetura moderna foi um conjunto de movimentos e ideias que dominaram as construções durante grande parte do século XX. É proveniente do modernismo, que influenciou a arte e a cultura do mesmo período. 

Hoje, muitos projetos ainda são baseados nesse estilo arquitetônico. Afinal, ele trouxe características marcantes e exuberantes para as estruturas da sociedade. Não à toa, é a especialidade de muitos escritórios de arquitetura em São Paulo.

História da arquitetura moderna

Antes do século XX, igrejas, catedrais e palácios eram os grandes destaques. No entanto, a arquitetura moderna chegou e tomou um espaço grandioso. 

A partir do século XVII, com a Revolução Industrial, muitos materiais começaram a ser produzidos em escala industrial. Alguns deles são o ferro, o aço e o concreto. Isso expandiu as possibilidades na criação de grandes obras urbanas. Assim, o novo modelo de casas e edifícios foi introduzido.

O Palácio de Cristal, idealizado por Joseph Paxton em 1851, foi um dos primeiros projetos que marcaram esse momento da história. Sua construção, que representou um avanço na arquitetura moderna, foi feita para a Exposição Universal de Londres. Até hoje, os conceitos são amplamente utilizados por arquitetos em SP.

Saiba com aplicar a arquitetura moderna em sua casa

A arquitetura moderna, além de inovar, busca manter a racionalidade quanto aos materiais e tecnologias. Dessa forma, um dos principais pontos para escolher peças e ornamentos, é considerar a funcionalidade. Os elementos devem unir o design com o aproveitamento de espaços e utilidades.

Para dar um toque modernista, abuse de quadros e móveis com formatos geométricos simples, horizontais e verticais. Aqui, a simplicidade é um aspecto fundamental. As cores primárias são muito bem-vindas. Fuja do básico preto, branco e cinza e opte por colorações mais sóbrias. Mas isso não inibe o uso de tons mais alegres também. O importante é o resultado do contraste.

O aço, o vidro e principalmente o concreto são materiais essenciais para um projeto de arquitetura moderna. Até porque são símbolos do conceito de funcionalidade da estética. Esses elementos levam frieza aos espaços. Além disso, as ideias desse modelo não compreendem itens rebuscados ou estampas chamativas.  As formas são constantes e angulosas. 

A iluminação também tem uma função importante ao destacar elementos no ambiente, de forma a criar cenários e sensações. Priorize janelas amplas e a integração entre ambientes. Paredes lisas também são muito usadas, a fim de não poluir o visual.

Elementos da arquitetura moderna

Dentre os elementos que compõem a arquitetura residencial moderna, há cinco principais. Vamos a eles?

  • Janelas em fita: percorre a área de construção e objetiva a maior iluminação e ventilação natural aos ambientes da casa;
  • Fachada livre: consiste em superfícies sem vedações ou divisórias, concedendo uma aparência mais pura e limpa;
  • Pilotis: colunas que substituem as paredes, criando espaços abertos. Agem como vãos livres que permitem a circulação de pessoas;
  • Planta livre: ambientes abertos que se integram, interagindo diferentes cômodos;
  • Terraço jardim: conversão de coberturas e telhados em jardins, aproveitados para lazer.

Com certeza, as ideias promovidas pela arquitetura moderna podem ser ótimas alternativas para sua casa. Afinal, percebemos que são concepções atemporais e, claro, atrativas visualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook