Carro Sedan ou Hatch? Saiba qual escolher

Carro Sedan ou Hatch? Saiba qual escolher

Escolher um carro novo nem sempre é uma tarefa simples de ser feita. Além de considerar alguns fatores primordiais como o preço e a marca dos carros novos, é necessário estar atento a outras características do automóvel como a potência do motor, o tamanho do espaço interior e do bagageiro, assim como a categoria, seja hatch, sedan, SUV ou outra.

Carro Sedan ou Hatch? Saiba qual escolher:

O que é um carro Sedan?

Essa categoria de veículos é uma das mais queridas pelas famílias. Isso se deve ao fato do espaço interior do automóvel, que além de generoso e confortável, permite que os passageiros não se sintam apertados nos bancos traseiros. Além disso, os carros Sedan possuem os maiores porta-malas entre as categorias.

O nome sedan (ou sedã, como também é escrito) é derivado da língua italiana, mais precisamente da palavra “sede”, que possui o significado de assento. O uso da palavra sedan é bem antigo. No século XVII, na Inglaterra, ela era associada às liteiras, cadeiras portáteis sustentadas por duas varas laterais. As liteiras eram bem presentes na vida da nobreza do Oriente Médio.

Um carro sedan pode ser definido como um automóvel que une três características: elegância, bom espaço interno e porta-malas espaçoso. Sedan é a categoria que denomina todos os carros com carrocerias divididas em três partes: o bagageiro (porta-malas), o espaço para passageiros e motorista, e o espaço do motor.

Existem alguns carros considerados sedan por conta da característica três-volumes (divisão da carroceria em três partes), mas que não possuem um porta-malas espaçoso. Esse é o caso do Ford Mustang Mach 1, um dos modelos esportivos da montadora caracterizado não pelo espaço do bagageiro, mas sim pelo design, pelo câmbio de dez velocidades e pelo potente motor de 483 cavalos.

O que é um carro Hatch?

A categoria hatch, também conhecida como hatchback, é a que define os carros conhecidos como “dois volumes”, ou seja, divididos em duas partes: a do compartimento do motor e a do espaço para os passageiros. O nome hatchback, em uma tradução literal da língua inglesa, significa “traseira com comporta”. Isso significa que o porta-malas do carro possui uma porta, não uma tampa.

Diferente dos carros sedan, divididos em três partes, os veículos hatch possuem a característica “dois volumes”, o que é visto como a principal diferença entre essas duas categorias. Enquanto um sedan possui uma traseira mais extensa, com o porta-malas separado do espaço dos passageiros, o hatch é compacto, possuindo o porta-malas logo atrás dos bancos traseiros.

No Brasil, os carros hatch são vistos como mais econômicos, tendo em vista a característica compacta dos veículos. Porém, existem alguns modelos com aparências mais esportivas, como é o caso do Ford Focus. Esse modelo da montadora é vendido tanto na versão hatch quanto na versão sedan. Procure uma concessionária Ford e conheça mais sobre esse veículo.

Qual categoria escolher?

Como dito anteriormente, a tarefa de escolher um carro novo não é simples. Antes de concluir a compra do automóvel, é preciso ter certeza de que não haverá nenhum arrependimento no futuro, visto que automóveis são investimentos que exigem quantias consideráveis de dinheiro.

Uma das melhores formas de saber se o melhor carro para você é um sedan ou um hatch é por meio do test-drive. Dirigir o veículo é uma maneira efetiva de garantir que o modelo escolhido é o perfeito para você, porque além de sentir o volante, é possível conhecer mais sobre a dirigibilidade do automóvel.

Os carros sedan costumam apresentar mais conforto quando o assunto é dirigibilidade, principalmente, em situações como viagens longas. O espaço maior de um sedan, quando comparado com um hatch, é um detalhe que pode fazer toda a diferença para o comprador.

Porém, por outro lado, os carros hatch se mostram mais vantajosos em situações do dia-a-dia como o trânsito e a hora de estacionar. Por serem mais compactos, estacioná-los não será um problema, principalmente, quando as vagas são mais apertadas, algo que é muito comum em locais como farmácias, residências e supermercados.

O valor é sempre um fator a ser considerado, até porque o investimento feito em um veículo nunca é baixo. Os carros hatch costumam ser mais baratos que os carros sedan. Além disso, o IPVA de um hatch é menor que o de um sedan. Na maioria dos casos, os hatches costumam ser mais econômicos, utilizando menos combustível.

Se o desejo é adquirir um hatch mais caro, um sedan ou até mesmo um SUV, que costuma apresentar preços mais elevados, a melhor alternativa é recorrer aos carros seminovos. Por possuírem menos de três anos de uso e pertencido a apenas um dono, os seminovos são opções econômicas e vantajosas para aqueles que querem adquirir carros melhores por preços mais baixos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook