O que é o bloco do motor?

O que é o bloco do motor?

Você já parou para pensar em quantas peças e equipamentos um carro possui? Desde os acessórios internos simples como descança-braços até peças mais complexas como o virabrequim, os carros são feitos de centenas de peças para poderem funcionar corretamente.

O motor é uma das partes mais importantes dos carros e que conta com diferentes componentes como, por exemplo, o bloco do motor. Saiba o que é o bloco do motor e conheça mais sobre esse componente.

Do que é feito o motor?

Antes de conhecer mais sobre o bloco do motor, é preciso ter conhecimento sobre quais peças e equipamentos compõem um motor de carro. Em linhas gerais, é possível dizer que todos os motores de carros são compostos por algumas partes básicas:

  • Biela;
  • Bloco do motor;
  • Cabeçote;
  • Cárter;
  • Pistão;
  • Virabrequim.

Entre todas essas partes mencionadas acima, o bloco pode ser classificado como a principal delas. Conheça um pouco mais sobre o bloco do motor.

Saiba o que é o bloco do motor e qual é sua função

O bloco do motor, também conhecido como bloco de cilindros, é a parte principal do motor de um carro. Além disso, é a maior parte do conjunto do motor, responsável pela sustentação de todos os outros componentes. Os materiais utilizados para a confecção do bloco podem ser o alumínio e o ferro fundido.

A função do bloco do motor vai além da sustentação. Ele também é responsável por determinar o número de cilindros (1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 16…), assim como pela disposição dos cilindros, seja em linha, “em V”, opostos, entre outras. O bloco do motor possui câmaras de arrefecimento (a água ou ar) e lubrificação.

Os componentes mais importantes do bloco do motor

Agora, sabendo o que é e qual é sua função, está na hora de conhecer os componentes mais importantes do bloco do motor: bielas, pistões e virabrequim. 

Compostas por aço forjado, as bielas são responsáveis por unirem o pistão ao virabrequim. A divisão de uma biela é composta por cabeça, corpo e pé. A cabeça é ligada ao pistão por meio do pino e o pé se conecta ao virabrequim através da bronzina.

Os pistões são responsáveis pelo movimento de  compressão e expansão dos gases. O formato de um pistão é quase o mesmo de um cilindro e sua composição é feita de ligas de alumínio.

Como dito anteriormente, o virabrequim é uma das peças complexas encontradas no bloco do motor. Também conhecido como “árvore de manivelas”, essa peça pode ser composta por aço forjado ou fundido. O virabrequim é formado por dois mancais, os “excêntricos” (unidos às bielas) e os “centrais”, responsáveis pela sustentação do componente ao bloco do motor.

O virabrequim é responsável por transformar o deslocamento do movimento dos pistões em um movimento de rotação. Pode-se dizer, de uma maneira mais formal, que a função do virabrequim é transmitir a energia gerada pelo propulsor para a transmissão do veículo, distribuindo-a para as rodas motrizes do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook