O que é um carro crossover?

O que é um carro crossover?

Você sabia que os veículos não se diferem apenas pelos modelos e pelas marcas? Além dessas características, existe a questão da categoria dos carros, que podem ser considerados veículos utilitários esportivos (SUV), sedan, hatch ou Crossovers. Há também os veículos utilitários, comumente encontrados em empresas, como os mini ônibus e o Citroen Jumpy Furgão

Saiba o que é um carro crossover.

O que significa crossover?

O termo crossover é utilizado para classificar os veículos fabricados com a base de um carro de passeio com adaptações feitas para adquirir as características de um veículo utilitário esportivo (SUV). Os carros classificados como crossovers também podem ser chamados de Crossover Utility Vehicle (CUV), que do inglês significa Veículo Utilitário “Crossover”.

A palavra crossover não possui um significado específico, mas é utilizada para definir o cruzamento feito entre diferentes estilos de carrocerias. Ou seja, os veículos crossovers podem ser considerados como o resultado da combinação de dois ou mais estilos de carros.

O que um veículo crossover combina?

Como dito anteriormente, os crossovers são veículos que combinam um ou mais estilos diferentes de carros. Dependendo do modelo, um crossover combina com muitas características de um utilitário esportivo (SUV), como o tamanho do espaço interior, a altura elevada em relação ao solo, rodas com aros grandes, a altura dos assentos e a tração nas quatro rodas (4×4).

Crossover é um SUV?

Ainda é muito comum ver pessoas confundindo carros crossovers com SUVs. A principal característica que difere essas duas categorias de veículos é a forma como a carroceria foi construída. A carroceria de um crossover é feita em uma estrutura monobloco, derivada de veículos médios ou compactos. Essa mesma técnica é utilizada na maioria dos veículos considerados de passeio.

Um veículo SUV, por outro lado, tem o chassi baseado em caminhonetes. Enquanto a estrutura dos crossovers é monobloco, as de um SUV podem ser: chassi de longarinas, chassi rígido e plataforma de picapes. Um exemplo de carro crossover é o Renault Duster, com a plataforma baseada no Renault Mégane. Já um exemplo de SUV é o Citroen SUV C4 Cactus.

As principais diferenças entre um crossover e um SUV podem ser definidas pela carga, dirigibilidade, desempenho (performance), estrutura e tração. Como dito anteriormente, enquanto os crossovers possuem estrutura em monobloco, os SUVs podem ter três tipos diferentes de chassis/plataformas.

A tração dessas duas categorias de veículos é diferenciada pela questão do 4×4. Enquanto os SUVs possuem tração nas quatro rodas, acopladas em caixas reduzidas, os crossovers dificilmente são fabricados com tração 4×4, mas sim com tração nas rodas dianteiras. A carga de um crossover se assemelha a de um sedan, enquanto a de um SUV é de grande capacidade.

A dirigibilidade é outro importante fator diferencial entre essas duas categorias. Ambos os veículos possuem tamanhos maiores, quando comparados a carros de passeio. Porém, em um crossover a direção é mais macia e a estrutura se mostra mais confortável. Em um SUV, a direção é mais rígida e menos confortável.

A performance dos motores é uma característica que pode dizer muito sobre o modelo do veículo. Em carros SUV, os motores quase sempre apresentam mais força e desempenho para encarar os terrenos off-road. Já em crossovers, os motores costumam ser mais econômicos e propícios para o uso urbano.

Por conta da confusão feita por muitas pessoas na hora de diferenciar os carros SUV dos crossovers, é muito comum ver alguns veículos com ambas as classificações. O Citroen SUV C4 Cactus Feel é um exemplo de veículo considerado SUV para alguns, crossover para outros e, em alguns casos, classificado como ambas as categorias. A montadora o classifica como SUV.

Quais as vantagens de um Crossover?

Geralmente, os crossovers são veículos mais leves do que os SUVs, o que pode ser uma vantagem para quem deseja adquirir carros mais ágeis e econômicos. Essas características são vistas tanto nas ruas da cidade quanto nos terrenos off-road, sendo outra vantagem dessa categoria.

Assim como os SUVs, os veículos crossovers possuem um grande espaço interno. Porém, enquanto os utilitários esportivos aparentam ser muito grandes tanto internamente quanto externamente, os crossovers possuem a aparência de serem grandes apenas por dentro, enquanto por fora mostram-se como veículos de médio porte.

Em cidades grandes, como é o caso da capital paulista, é muito comum que os motoristas presenciem cenários de enchentes. Nesse caso, o crossover se mostra como um veículo vantajoso, tendo em vista que a grande altura em relação ao solo, com as rodas de aros maiores, possibilita ao motorista atravessar as enchentes sem muitos problemas.

Os crossovers são ótimos veículos para as famílias, tendo em vista que conseguem unir as características dos carros de passeio às características de um esportivo. Se estiver à procura de um crossover de qualidade, que consiga oferecer conforto, segurança e espaço para você e sua família, entre em contato com uma concessionária Citroen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook