O que é virabrequim e qual sua importância para os carros?

O que é virabrequim e qual sua importância para os carros?

Os carros são desenvolvidos e fabricados utilizando diferentes peças e equipamentos. Se pararmos para pensar em todos os componentes de um automóvel, conseguimos identificar centenas de peças diferentes. Entre esses componentes, encontra-se o virabrequim.

Saiba o que é virabrequim e qual sua importância para os carros. 

O que é o virabrequim?

Antes de conhecer qual é a função do virabrequim, é necessário saber o que ele é e onde se encontra no veículo. O virabrequim é uma das principais peças que compõem o bloco do motor de um carro, junto das bielas e pistões. Conhecido também como conjunto de manivelas e “árvore de manivelas”, é uma das principais peças quando o assunto é transmissão de energia.

O virabrequim é formado por dois mancais diferentes, os “de centro”, responsáveis pela sustentação da peça ao bloco do motor, e os  “excêntricos”, esses unidos às bielas. Além disso, é importante saber que um virabrequim pode ser composto por aço forjado ou fundido. Essa peça também tem seus componentes como a polia e a engrenagem do virabrequim.

Qual a função do  virabrequim?

O motor de um carro é responsável por transmitir o seu movimento às rodas, de modo a fazer com que o veículo comece a andar. No propulsor, existe uma peça responsável por fazer com que a força do motor seja aproveitada de forma efetiva durante a condução do veículo. Essa peça é o virabrequim.

A função do virabrequim é receber a energia gerada na explosão resultante da mistura “ar-combustível” nas câmaras de combustão do motor. Essa explosão gera energia em abundância, empurrando os pistões para baixo e fazendo com que o virabrequim absorva a força resultante dessa detonação.

De outro modo, pode-se dizer que o virabrequim é responsável pela transformação do deslocamento dos pistões em um movimento de rotação.

O virabrequim é importante e deve ser cuidado

Após a descrição da peça e de suas funções, fica evidente o quão importante o virabrequim é para o funcionamento dos carros. Um componente essencial como esse sempre merece uma atenção especial por parte dos donos dos veículos. Para isso, é necessário que os motoristas saibam mais sobre a vida útil dessa importante peça.

A vida útil de um virabrequim pode ser determinada por uma série de fatores. A forma como os motoristas conduzem os carros é um deles. Por mais que não seja possível estimar uma quilometragem exata, é necessário realizar manutenções preventivas após longos períodos de uso do carro. O terreno em que o veículo circula também pode ser um fator determinante para a vida útil do virabrequim.

Então, é possível dizer que o virabrequim de um automóvel bem cuidado pode ter duração que vai de 80 mil a 250 mil quilômetros rodados, considerando os terrenos em que o carro circula. Em casos de carros mal utilizados, o virabrequim pode nem sequer durar até 50 mil quilômetros rodados.

Com isso, fica evidente que estar atento aos componentes do seu carro é algo de extrema importância e necessidade. Lembre-se de fazer revisões periódicas e de procurar um mecânico em caso de defeitos, para que o mesmo possa realizar a manutenção ou troca dos componentes como a engrenagem ou as polias do virabrequim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook