Qual a melhor maneira de limpar carpetes grandes?

Qual a melhor maneira de limpar carpetes grandes?

É uma sensação extremamente gostosa acordar pela manhã, com os pés ainda descalços e pisar sobre o carpete. Ainda mais quando ele está macio e limpinho, não é mesmo? 

Os carpetes e tapetes são revestimentos que dão à casa conforto e uma boa dose de charme para os ambientes. No entanto, precisam ser bem cuidados, principalmente na hora de realizar a limpeza de carpete. Uma ação errada pode danificar as fibras. E, com a higienização, é possível eliminar os ácaros, grandes vilões da saúde respiratória.

Manutenção semanal

Sabemos que não é tão simples manter um carpete grande limpo. Para tanto, a melhor maneira é adotar limpezas periódicas. Nesse caso, você pode utilizar um aspirador de pó. Passe-o no sentido das fibras do tapete, de forma lenta e gradual, para que sejam sugadas todas as partículas de sujeira.

Apesar de consistir em uma higienização superficial, ajuda a manter o revestimento aparentemente limpo. E é ainda mais essencial quando há animais de estimação na residência. A eliminação da poeira é benéfica para a saúde.

Por outro lado, cuidado com o uso de vassoura sobre o carpete. É um erro. Afinal, ela levanta toda a poeira acumulada, que se espalha pelo ambiente, além de danificar as fibras. Dessa forma, passe apenas o aspirador de pó ou opte pela vassoura elétrica — que, basicamente, tem a mesma função de reter resíduos indesejados.

Após aspirar o carpete grande, espalhe bicarbonato de sódio sobre ele, deixe agir por cerca de 15 minutos. Após isso, aspire novamente. Essa é uma forma de higienização de carpete a seco que pode ser feita semanalmente.

Manchas no carpete

E quando cai uma comida ou bebida no carpete? Não precisa se desesperar! Mas é melhor correr e limpar antes de secar. Afinal, é bem mais complicado remover manchas já secas. Aproveite enquanto elas estão frescas ainda. 

Existem produtos específicos para retirar manchas do carpete. Mas, se no momento não é possível utilizar produtos químicos, temos uma boa solução. 

Faça uma mistura contendo duas partes de água-oxigenada (10 volumes) e uma parte de detergente neutro. Após secar a área da mancha com um papel toalha ou um pano seco, aplique um pouco do produto resultante adicionando bicarbonato de sódio. Esfregue de forma suave e remova usando vinagre e água em partes iguais.

Após realizar o procedimento, não deixe o carpete encharcado. Passe um pano seco e limpo. Ou utilize um secador de cabelo para acelerar a secagem.

Lavagem de carpetes

A lavagem de carpete residencial profunda já é uma tarefa bem mais difícil. A tentativa pode acarretar um cheiro ruim, problemas com mofo e, pior, pode danificar permanentemente o carpete.

Portanto, quando sentir que é hora de lavar o carpete da sua casa, nada melhor do que contar com quem é especialista no assunto. Pelo menos uma vez ao ano, busque por uma empresa que lava carpete. Ela é capaz de proporcionar aquela faxina geral e deixar o elemento de decoração brilhando! Além disso, é importante para aumentar a durabilidade e eliminar a sujeira retida nas fibras do carpete.

Junto da sujeira, as bactérias, ácaros e outros microrganismos prejudiciais à saúde vão embora. Fica um carpete limpo e cheiroso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook