Qual a diferença entre cada combustível

Qual a diferença entre cada combustível?

Você sabe qual é a diferença entre diesel, etanol e gasolina? Sempre que for necessário abastecer o seu carro, basta ir até um posto de combustível. Nele, encontra-se uma série de combustíveis diferentes, que variam no preço e nas especificações. Conhecer mais sobre cada um deles é uma das melhores formas de garantir o seu bem-estar e evitar dores de cabeça na hora de abastecer.

Dessa forma, conheça mais sobre os principais combustíveis encontrados em um posto e saiba qual é a diferença entre eles.

Quais são os principais combustíveis?

Existem muitas maneiras de abastecer o tanque do seu veículo. No caso, você pode optar por gasolina ou etanol se o seu modelo for flex, ou por diesel se ele for uma picape ou um SUV moderno que permita isso. O fato é que existem muitos combustíveis encontrados no mercado, porém nem todos podem ser considerados como principais.

Os principais combustíveis encontrados nos chamados postos são:

  • Diesel;
  • Etanol;
  • Gasolina;
  • Gás Natural Veicular (GNV);

Da mesma forma que existem muitas diferenças entre cada modelo de veículo no mercado, como quantidade de acessórios de acabamento interno para carro, número de lugares, potência e torque do motor, existem diferenças entre as categorias de combustíveis mais comuns do mercado.

Qual é a diferença entre cada combustível?

Uma das principais, se não a principal diferença entre os combustíveis citados anteriormente é a origem de cada um. No caso, tanto o diesel quanto a gasolina possuem origem fóssil. Já o etanol, antigamente chamado álcool pela maioria das pessoas, tem origem vegetal.

Outra diferença é a aplicação de cada um deles. A gasolina e o etanol são utilizados para abastecer os veículos leves, como motocicletas e carros de passeio. O diesel, por outro lado, é utilizado para abastecer o tanque de grandes automóveis, como caminhões, carretas, ônibus e até mesmo embarcações projetadas com equipamentos e autopeças que permitem isso.

Hoje em dia, é muito comum encontrar carros de passeio que também podem ser abastecidos com diesel. Os modelos da montadora Jeep, como Jeep Compass e Jeep Renegade, por exemplo, podem ser adquiridos em versões que permitem o abastecimento do tanque com diesel.

O que é o Gás Natural Veicular?

O Gás Natural Veicular, popularmente conhecido por sua sigla GNV, é o combustível do futuro. Ele é um resultado da mistura de hidrocarbonetos leves somados à pressão atmosférica e temperatura ambiente, que garantem a permanência do combustível no estado gasoso.

A queima do GNV é uma das mais limpas, porque quase não emite monóxido de carbono. Além disso, esse combustível não possui enxofre em sua composição, algo que impede a formação da chuva ácida, um grande facilitador do desgaste ambiental.

Da mesma forma que existem veículos adaptados para as necessidades de certas pessoas, ou seja, que possuem bancos ajustáveis, volante e câmbio do carro, diferentes, para que os carros possam receber o Gás Natural Veicular, eles precisam estar adaptados.

De onde vem o diesel e a gasolina?

Como dito anteriormente, o diesel e a gasolina são combustíveis fósseis. Isso significa que eles são originados do petróleo. No caso, para obter esses combustíveis, é necessário realizar uma destilação fracionada do petróleo, sob diferentes temperaturas.

De onde vem o etanol?

O etanol é resultado de um processo natural. No caso, ele é obtido através da destilação da cana-de-açúcar. Esse combustível começou a ser utilizado pelos brasileiros na década de 1970, quando o país decidiu optar por um combustível que não fosse originado do petróleo, diminuísse a emissão de gases poluentes e gerasse empregos e renda no campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>