Medidas de segurança para utilizar um andaime

Medidas de segurança para utilizar um andaime

Vários detalhes fazem com que uma construção seja bem feita, e os equipamentos de construção civil utilizados fazem toda a diferença, de forma positiva ou negativa, dependendo de sua qualidade, além de cuidados nos acabamentos e precisão na instalação de pisos, grades, fazer lajes, entre outros. Quando as instalações de uma construção exigem um acesso a lugares mais altos, a utilização de andaimes é a melhor opção.

Os andaimes trazem segurança e maior organização para a obra, seja em parte de pintura, reforma, manutenção e até demolição do local da construção civil, porém, alguns cuidados devem ser tomados, para que esse equipamento seja usado adequadamente, deixando cada funcionário em segurança.

Saiba a seguir, as medidas de seguranças que devem ser tomadas na utilização dos andaimes, garantindo maior segurança e bem-estar a todos que trabalharam em uma grande obra, além de ter a organização necessária para que tudo siga dando certo. 

Utilização do andaime

Alguns itens devem ser evitados quando o assunto é de medidas de segurança utilizando andaimes, como:

  • Esquecer de colocar cone de sinalização próximo ao andaime da obra, correndo o risco de causar alguns acidentes;
  • Aplicar mais força em um andaime do que o mesmo possa suportar;
  • Sobrecarregar as plataformas dos andaimes (deve-se respeitar as instruções do fabricante;
  • Alterar a estrutura dos andaimes sem tomar as precauções necessárias para que as medidas de segurança continuem corretas;
  • Não fazer o aluguel de grades de isolamento em locais com andaimes sendo utilizados pelos construtores civis.

A plataforma do andaime

A plataforma do andaime também deve ser verificada para que as devidas medidas de segurança sejam sempre tomadas, permitindo aos trabalhadores a execução de cada tarefa em cima dos andaimes com completa segurança e organização. 

A plataforma pode ser composta por tábuas de madeira, e ser organizada com algum separador de fila, para que os funcionários trabalhem com mais organização em cada passo da obra.

Quando uma plataforma não estiver coberta por pranchas de madeira em cada espaço necessário, a obra deve ser interrompida imediatamente, e poderá ser retomado somente após a colocação devida dessas tábuas/pranchas na plataforma, como uma das principais medidas de segurança. 

Antes de usar o andaime

Algumas verificações devem ser feitas antes da utilização de um andaime, como:

  • Se foi elaborado um desenho de montagem correto, em função da complexidade do sistema de andaime escolhido, e se essa área da construção foi supervisionada por uma pessoa competente;
  • Se as áreas do andaime entregue estão identificadas corretamente;
  • Se toda área do andaime foi inspecionada antes de ser usada.

Além disso, deve-se verificar se o andaime está apropriado para tarefas previstas da construção civil, e se atende a todos os protocolos de segurança, para que cada funcionário trabalhe com a garantia de ter uma segurança necessária em seu trabalho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook