Principais ferramentas pneumáticas

Quais são as principais ferramentas pneumáticas para construção civil?

A tecnologia pneumática faz o uso do ar comprimido (estocado em galões, cilindros ou botijões através de um compressor elétrico) como meio de energia para máquinas e equipamentos.

As ferramentas pneumáticas são instrumentos indispensáveis na área da construção civil, indústrias e mecânicas. Conheça quais são as principais ferramentas para a construção civil e quais são suas vantagens.

O que é uma ferramenta pneumática?

Saber o que são ferramentas pneumáticas é essencial. Elas são todas as ferramentas que utilizam o ar comprimido para seu funcionamento, o ar comprimido pode ser gerado com a locação de compressores, podendo ser elétrico ou a diesel.

O ar utilizado, é o ar atmosférico, isso faz com que as ferramentas sejam boas para o meio ambiente, já que o ar não contém nenhum tipo de poluentes. Elas são muito utilizadas na indústria, podendo ser aplicada em atividades simples e manuais, em casos que precise de repetição de movimentos e claro, quando se precisa substituir a força humana. 

 

Principais ferramentas

A primeira vez que utilizaram o ar comprimido como fonte de energia na história da humanidade, foi em 2550 a.C, no entanto, não eram utilizadas em diversas ferramentas como é feito atualmente.

As principais ferramentas pneumáticas, são:

 

  • Rompedores pneumáticos: também conhecido como martelo, britadeira ou martelete, ótimo para demolir concretos, pedras e outros materiais na construção civil;

 

  • Amortecedores: capazes de preservar pisos e escada de fortes vibrações;

 

  • Perfuratriz: máquina que realiza perfurações no solo ou rochas, utilizada para a produção de poços;
  • Compactador de solo: utilizados para tornar o solo mais denso e compacto, visando melhor base em uma construção civil.

 

Essas são as principais ferramentas utilizadas em uma construção civil, contudo, existem outras mais simples, como furadeiras.

 

Vantagens das ferramentas pneumáticas

As ferramentas industriais pneumáticas possuem vantagens superiores a ferramentas manuais, elétricas ou a bateria, confira:

  • Maior segurança: elas possuem um sistema de vedação, que protege o condutor mesmo em ambientes propensos a acidentes elétricos. Além disso, se a pressão da ferramenta cair demais, ela tem seu funcionamento bloqueado;
  • Facilidade: possuem estruturas físicas mais simples, um bom custo benefício pelo tempo que elas duram.

Para que sua ferramenta tenha maior durabilidade, a preparação do ar precisa ser feita em uma unidade de manutenção, que serve para purificar o ar comprimido. Por conta desses diversos benefícios que uma ferramenta pneumática entrega, ela a favorita em uma construção civil, a adoção desse tipo de equipamento para o dia a dia de sua equipe irá trazer facilidade e um bom serviço, não deixe de investir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *