Contabilidade empresarial

Principais erros de contabilidade que prejudicam empresas

Os erros cometidos no âmbito da contabilidade podem prejudicar uma empresa, tendo em vista que o gerenciamento incorreto da parte financeira do negócio pode abrir brechas para multas, processos e prejuízos financeiros, além de outras consequências fiscais e judiciais.

A contabilidade tem a função de trazer segurança para a gestão de uma empresa, além de organização financeira. Além disso, os contadores trabalham fornecendo dados referentes a outras áreas do negócio, a fim de facilitar e informar os gestores da empresa quanto às questões dos empreendimentos. Durante a pandemia, muitas empresas estão oferecendo serviços de contabilidade online.

Conheça os principais erros de contabilidade que prejudicam as empresas.

Não emitir as notas fiscais

Emitir notas fiscais é uma questão muito séria, tendo em vista que quem deixa de emiti-las acaba não retendo impostos, muitos menos documentando as vendas dos serviços e produtos da gestão da empresa. Uma das consequências da não emissão de notas fiscais é a não obtenção de informações necessárias pelo fisco, a fim de tributar as operações financeiras.

De forma resumida, pode-se dizer que uma empresa que não emite as notas fiscais está atuando de forma ilegal. Alguns erros podem acontecer na hora da emissão de notas fiscais, como cálculo incorreto da alíquota, não atualizar o cadastro dos clientes e não armazenar os XMLS das notas fiscais.

Com os avanços tecnológicos e com a implementação de serviços cada vez mais digitais, o mundo da contabilidade também se adaptou. A fim de evitar os erros financeiros de sua empresa cometidos pela emissão incorreta das notas fiscais, procure por empresas que ofereçam um serviço de contabilidade digital e garanta que o seu negócio está no caminho correto.

Esquecer do planejamento tributário

O Brasil é o país no qual há o maior tempo gasto para calcular e pagar tributos. Conforme um relatório do Banco Mundial, de 2016, as organizações brasileiras gastam aproximadamente 60 bilhões de reais com estruturas contábeis, logísticas e de RH (Recursos Humanos) para lidar com questões burocráticas. Tudo isso foi equivalente a 1958 horas trabalhadas.

Tendo isso em vista, é importante ressaltar o trabalho dos contadores e o quão necessário é ter um planejamento tributário no dia-a-dia de sua empresa. Esse planejamento é uma ferramenta necessária para ajudar as gestões a encontrarem as condições e os prazos ideais quanto às questões de pagamento de tributos, sempre conforme à legalidade.

Uma gestão de empresa que não faz um planejamento tributário onera o orçamento, ou seja, acaba pagando mais do que o necessário e deixando de respeitar as exigências tributárias. Assim, lembre-se sempre de fazer o seu planejamento tributário, a fim de reduzir custos e evitar o excesso de processos burocráticos de sua empresa.

Uma forma de garantir que sua empresa está indo pelo caminho certo é por meio da contabilidade. Por isso, caso esteja preocupado com as questões financeiras, tributárias e fiscais de seu negócio, procure por um serviço de assessoria de contabilidade.

Não ter um bom serviço de contabilidade

Muitas gestões acreditam que o serviço de contabilidade só se torna útil na hora de declarar o Imposto de Renda, a fim de evitar os problemas fiscais por parte de suas empresas. Isso é um equívoco, porque os serviços oferecidos por um contador vão além de declarar os impostos.

A área da contabilidade empresarial conta com profissionais que atuam como consultores, indicando as melhores decisões a serem tomadas pelas gestões das empresas, de forma a melhorar o desempenho financeiro. Os contadores são especialistas em questões tributárias, trabalhistas e patrimoniais, uma vez que ajudam a controlar o fluxo de caixa e calculam os tributos a serem pagos.

Por isso, é importante não cometer o erro de contratar qualquer empresa de contabilidade. Procure pelas melhores empresas e pelos melhores profissionais, porque tendo um serviço de contabilidade de qualidade, a sua empresa não irá penar com as questões financeiras e o seu contador será o seu “braço direito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>