Engenharia-conheça as diferenças entre os cursos e áreas

Engenharia: conheça as diferenças entre os cursos e áreas

Apesar de terem a mesma base, cada um dos cursos de engenharia forma profissionais competentes a atuarem de forma singular nas mais diversas ramificações da área.

Para apresentar um pouco mais sobre cada ramificação, listamos as principais características dos cursos de graduação e as respectivas áreas da engenharia que competem a cada um deles, confira a seguir:

Engenharia Civil

Uma das mais comuns, a engenharia civil diz respeito à área de construção e edificações. 

Durante a graduação, o aluno da faculdade de engenharia civil aprenderá toda a base teórica e matemática do curso, bem como irá se aprofundar em conhecimentos técnicos para desenvolvimento de seus “skills” relacionados a área de construção em geral.

Engenharia ambiental

Antes de realizar qualquer obra, um profissional deve atentar-se ao solo, suas condições e principalmente avaliar se aquela obra não comprometerá a vegetação. 

Após sua formação, o aluno de engenharia ambiental estará apto a desenvolver estudos sobre o solo, propor atos de conservação a fauna e flora, além de atuar junto a demais engenheiros na fundamentação e desenho de projetos sustentáveis, respeitosos com a natureza e eco-friendly.

Engenharia de produção

Conhecida como a “mais humana das engenharias”, a engenharia de produção é responsável pelo desenvolvimento de produtos e meios para produção de outros itens, a partir de uma determinada matéria prima.

Neste curso, os alunos aprendem a controlar estoques, gerenciar equipes que possam atuar na organização e produção, bem como auxiliam desenvolvedores de produtos a transformar suas formas de produção, otimizando-as e tornando-as mais viáveis para o mercado.

Engenharia biomédica

Próxima ao curso de farmácia, a engenharia biomédica forma profissionais aptos a desenvolverem maquinários ou otimizar aparelhos existentes, competentes ao ambiente médico.

Para seu desenvolvimento, o aluno realiza pesquisas médicas, matemáticas e físicas, de modo a atuar na melhoria dos processos medicinais do país e do mundo inteiro.

A engenharia é para todos!

Como visto, apesar de ter a base parecida, a área é extremamente ampla e com certeza, alguma das possibilidades pode agradar a você!

Se você pretende ingressar em um curso de engenharia, lembre-se que organização e dedicação devem ser palavras de ordem e que com muito esforço, com certeza sua jornada como engenheiro ou engenheira será incrível!

Para saber mais sobre os cursos, visite os portais das faculdades com as quais você mais se identifica e seja bem-vindo ao mundo da engenharia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>