Qual área da engenharia seguir?

Qual área da engenharia seguir?

A escolha de que curso fazer na faculdade não é uma tarefa fácil, escolher a profissão que irá trabalhar o resto da vida é muita responsabilidade, ainda mais quando é uma profissão bem específica como a engenharia e seus segmentos.

A engenharia é um curso voltado para ciências exatas e atualmente possui 34 especificações no ramo e as mais comuns e escolhidas pelos estudantes são as civis, elétricas e de produção.

É necessário que você identifique suas características pessoais para que não se arrependa e mude de ideia no meio do caminho, verifique, por exemplo, se você gosta de assuntos relacionados ao meio ambiente ou prefere a área de construção.

A engenharia civil é voltada para construção e gerenciamento de obras, então, se você não se importar de ter aulas com bancadas didáticas, computadores e visitas técnicas em obras, escolha essa especificação.

A engenharia elétrica é composta basicamente por eletrônica, eletromagnetismo em geradoras e distribuidoras energéticas. Na faculdade os estudantes lidam diretamente com circuitos elétricos, sistema de automação industrial, distribuição e transmissão elétrica.

A engenharia ambiental é para quem quer estudar meios para preservação de recursos naturais e atua na criação de itens como forma de reduzir danos causados pelo homem ao meio ambiente. Na faculdade o curso é mais prático com aulas em laboratórios virtuais e ao ar livre.

O engenheiro de produção trabalha com uma linhagem voltada a administração e economia, contribuindo para o aumento de produtividade de fábricas de qualquer segmento. As disciplinas principais das faculdades trabalham gestão de pessoas, financeira, informática, matemática e organização do trabalho.
Essas são algumas especializações do curso de engenharia mais escolhidas pelos alunos, são cursos que estão em alta no mercado de trabalho, mas converse com profissionais formados que trabalham na área para tirar suas dúvidas e escolher o curso certo.

Aulas práticas no curso de engenharia

O curso de Engenharia tem duração de cinco anos e os primeiros dois anos são iguais para qualquer especialização que escolher, depois são direcionados para as especializações escolhidas pelo aluno.

Esse curso exige muito comprometimento e estudo antes do tão sonhado diploma, mas as aulas práticas em bancadas didáticas para engenharia ajudam a entender as matérias e a sair da rotina da sala de aula tradicional.

O curso de engenharia civil, ambiental e química costumam intercalar com mais frequência aulas práticas das teóricas e algumas das matérias são realizadas quase integralmente com equipamentos didáticos em laboratórios de pesquisas.

Com as aulas práticas, os alunos conseguem aprender com mais facilidade e se sentem mais preparados na hora de iniciar uma carreira profissional, além de se sentir mais familiarizado com os instrumentos de trabalho com o uso de kits didáticos para cursos de engenharia e técnico fornecidos nas aulas29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *