4 aplicações do plástico de engenharia

4 aplicações do plástico de engenharia

Não importa o segmento, a inovação é sempre uma ótima alternativa para alcançar o sucesso. As fábricas de acm, por exemplo, buscam novidades para facilitar determinados processos na engenharia.

Assim, o plástico é um dos materiais mais inovadores e é utilizado para substituir o metal em diversas aplicações e setores do mercado.

Conheça melhor as aplicações do plástico de engenharia e os benefícios oferecidos por esse produto.

1. Setor automobilístico e construção civil

Os produtos de material acm são produzidos a partir de elementos mais modernos, portanto, apresentam maior leveza e durabilidade que o metal, sendo muito eficientes na substituição deste item.

Desse modo, as placas de acm dispensam a necessidade de lubrificação e são muito utilizadas em exaustores de vapor, tubulações, bombas centrifugadoras e aplicações automotivas.

2. Sustentabilidade

A utilização também pode ser feita por empresas que valorizam a sustentabilidade, logo, é considerado um otimizador do uso de recursos naturais. Por isso, é apontado como um dos menores responsáveis na produção de lixo plástico.

Nesse sentido, por possuir maior durabilidade, a placa de acm, por exemplo, apresenta sustentabilidade maior que outros materiais que estraga em menos tempo, exigindo constantes manutenções.

3. Substituição da madeira

Embora seja conhecido por ser uma ótima opção para substituir o metal, o plástico de engenharia também pode ser uma alternativa frente à madeira. Desse modo, além de serem mais leves, contam com maiores opções de design.

Por isso, podem ser excelentes materiais para serem utilizados na produção de peças e móveis que ficam expostos à ação do tempo.

Além disso, não sofrem com a corrosão, sendo mais resistentes a temperatura, tração, ação mecânica ou contato com agentes químicos.

4. Utensílios domésticos

Você provavelmente já utilizou uma tábua de carne na hora de realizar um churrasco com amigos e familiares, assim, geralmente esse produto é de madeira ou vidro.
No entanto, a primeira opção é mais difícil de limpar, enquanto a segunda tem o risco de quebra. Desse modo, a chapa acm é muito mais eficiente, sendo aliada dos projetos de arquitetura.
Por outro lado, não é um material comum para aplicação em utensílios domésticos, mas as vantagens oferecidas justificam o investimento.
O plástico de engenharia é utilizado pela indústria há muitos anos, mas a tendência é que se tornem mais populares em produtos para casa devido todos os benefícios oferecidos por esse material.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>