Como escolher compressor de ar?

Um compressor é um equipamento de parte industrial que serve para aumentar a pressão de um determinado fluido e transformar em estado de vapor, gasoso, hidrogênio, entre outros. Na hora de escolher um bom compressor de ar, é importante saber corretamente qual é a diferença e a função que cada modelo traz, para que escolha o melhor sem se prejudicar.

Um compressor de ar acaba servindo para uma grande quantidade de ferramentas e suas aplicações. E, a seguir, veremos quais os métodos de se escolher um compressor de ar de acordo com a sua necessidade.

Vazão de ar e pressão:

A diferença dos modelos de compressores de ar se dá início com a vazão de ar que será necessária e a pressão exigida por máquinas para fazer determinadas operações. Para realizar um bom trabalho em tubulações, por exemplo, e outros locais mais profundos, é ideal utilizar modelos que projetam mais pressão, para que o trabalho exigido seja feito com mais facilidade.

Outro ponto importante para ser especificado, é sobre os compressores a diesel e os elétricos, onde cada um tem sua função específica. Sendo que, um compressor de ar a diesel, geralmente se dão melhor em suas funções quando os trabalhos são feitos em locais abertos, enquanto os a diesel se dão melhor em aplicações em áreas mais fechadas. 

 

Diferentes grupos dos compressores de ar:

Existem três tipos de grupos de compressores de ar, com definições específicas. Os primeiros são compressores de grande porte, geralmente usados em indústrias automobilísticas, que tem a função de criar ar comprimido, geralmente para ferramentas que trabalham com os pneus e outras peças do automóvel específicas.

O segundo são os compressores de ar elétricos compactos, ou seja, menores, recomendado para sua utilização geralmente em limpeza de asfalto, rompimento de concreto, obras em tubulações, entre outros. E, o terceiro, são compressores pequenos elétricos, usados geralmente em serviços de limpeza e pintura de alguns equipamentos, e por ser pequeno, é fácil de locomover. 

Uso correto de um compressor:

Geralmente, um compressor de ar dura mais ou menos dependendo da qualidade do ar que o mesmo produz, onde não deve ter partículas sólidas e muita poeira misturada, pois além de prejudicar o compressor em si, pode desqualificar o serviço a ser feito. Sendo que muitas vezes, na locação de compressores de ar, são oferecidos filtros junto ao equipamento para auxiliar em sua limpeza. 

Manutenção e demais cuidados:

E, mesmo com todos os cuidados, recomenda-se a manutenção desses equipamentos frequentemente, garantindo que estejam sempre em bom funcionamento, principalmente vindo de empresas locadoras desses aparelhos. 

Além disso, recomenda-se que os compressores sejam manuseados  por técnicos que sabem mexer corretamente com o aparelho, para que nenhuma função seja feita incorretamente, e o serviço seja feito como o esperado.

 

Como escolher compressor de ar?

Como escolher compressor de ar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook