O que é uma cooperativa?

O que é uma cooperativa?

O método de trabalho que visa a criação de uma sociedade de trabalhadores que buscam desempenhar suas funções, visando inserção justa e igualitária no mercado é chamado  trabalho cooperativo.

Fundado em 1984, esse regime de contratação tem auxiliado milhares de pessoas a se reinserir em suas áreas, contando com reconhecimento e remuneração justa.

Cooperados, Cooperativas e sua estrutura

As equipes, no caso, os grupos de cooperados são compostos por especialistas na área que compartilham das mesmas condições na hora de serem contratados.

As cooperativas no Brasil atendem diversos setores, e comumente são classificadas por categorias. Para exemplificar, existem cooperativas de advogados, de médicos, dentistas, entre outros profissionais.

Áreas e ramos de atuação de cooperados

Como citado, o colaborador cooperativo pode operar em inúmeras áreas, desde que haja oportunidades previstas nas cooperativas correspondentes. 

Com opções que vão desde a Agropecuária, até a Infraestrutura, o trabalhador deve buscar pela cooperativa pretendida, e cadastrar-se para então desempenhar sua função.

Entre as áreas de atuação, então a pecuária (que atende produtores rurais e pescadores), transporte (que abrange motoristas e cobradores), saúde (médicos, dentistas, entre outros).

Sabendo disso, caso você se interesse pela modalidade, ou queria conhecer mais sobre contratação cooperativista, busque por instituições sérias que atenderão as necessidades e princípios do trabalhador cooperado.

Categoria em ascensão

Como citado, as cooperativas vêm se popularizando, e em 2020, seu faturamento passou de R$300 bilhões de reais. O interesse das empresas em contratar cooperados vem aumentando conforme as condições das cooperativas melhoram.

Conheça mais sobre a modalidade e caso esteja fora do mercado, considere essa opção para reinserir-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>