A importância e os princípios do direito societário

A importância e os princípios do direito societário

Atualmente, existem mais de 18 milhões de empresas em atividade no Brasil, segundo dados do Ministério da Economia. Mais de 1,4 milhão de CNPJ foram criados no segundo quadrimestre de 2021, representando um saldo positivo que é recorde na história do país. Nesse contexto, torna-se cada vez mais exigida a área do direito societário.

Entenda a importância do setor jurídico e quais os seus princípios principais!

As especificidades da área

Em geral, o direito societário trata sobre os princípios e normas que dizem respeito às sociedades empresariais. Bem como às regras sobre a estruturação e dissolução dessas sociedades, além da definição de aspectos legais para o seu funcionamento. Além disso, é um campo que lida, eventualmente, com questões de gerenciamento, como gestão de participação e conflitos entre sócios.

É uma área mais específica quando comparada ao direito empresarial, mais genérico.

Princípios do direito societário

O societário apresenta princípios e, entendê-los é fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Também é essencial para uma atividade dentro de parâmetros de compliance legal.

Dentre os pontos principais, vale ressaltar:

  • Liberdade de associação: assegura a liberdade de associação ou não a outras pessoas e de se retirar de uma sociedade quando for desejado. Está previsto na Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Liberdade de iniciativa: também está incluída na CF e concede a liberdade para um empresário exercer iniciativa privada, uma vez que atue de maneira lícita e de forma que vise benefícios econômicos;
  • Princípio da liberdade de concorrência: permite às sociedades utilizarem todos os recursos lícitos para desenvolver adequada e competitivamente atividade econômica;
  • Autonomia patrimonial: garante que o patrimônio pessoal de um sócio fique desvinculado do patrimônio da companhia. Assim, dá segurança jurídica aos envolvidos na sociedade, especialmente em casos de recuperação judicial ou falências;
  • Função social da empresa: princípio que visa preservar a empresa que cumpre sua função social. Ou melhor, que não foque somente em lucro, mas também contribua positivamente para o bem-estar social do meio em que está inserida.

Atuação do advogado societário

O advogado societário, portanto, trabalha principalmente de maneira consultiva e preventiva. Seu objetivo, em grande parte das ocasiões, está em prevenir eventuais contratempos legais ou relacionados a conflitos societários. Assim como no direito trabalhista, estabelece e clarifica direitos e deveres a serem cumpridos pelos integrantes de uma sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *