4 filmes produzidos por financiamento coletivo

4 filmes produzidos por financiamento coletivo

A produção de filmes pode ser um processo caro, assim, o financiamento coletivo surge como alternativa para a arrecadação de recursos para viabilização desses projetos.

Essa plataforma online permite que outros usuários invistam determinadas quantias nas campanhas que eles tenham interesse, contribuindo para a realização dessas produções.

Desse modo, confira alguns filmes produzidos com a ajuda de colaboradores das plataformas de crowdfunding.

1. Veronica Mars

O popular seriado que contava a história da detetive Veronica Mars foi finalizado em 2007, com muitas tramas sem solução. No mesmo ano, Rob Thomas, criador da série, tentou levar a produção para outros canais da televisão, porém sem sucesso.

Assim, cinco anos depois, Thomas e Kristen Bell, estrela do seriado, criaram uma campanha de crowdfunding para arrecadar fundos, o objetivo era arrecadar 2 milhões de dólares em 30 dias.

No entanto, para surpresa de todos, a meta foi atingida em 10 horas. Com o sucesso do financiamento coletivo, a tendência é que novos episódios sejam lançados pelos estúdios e emissoras.

2. Anomalisa

Quem é fã do seriado “Community” tem motivos para comemorar, pois, Dan Harmon, criador da série, está desenvolvendo um novo projeto, a animação em stop-motion Anomalisa.

Para a criação do projeto foi criada uma campanha financiamento coletivo com a finalidade de arrecadar 200 mil dólares para a produção. O projeto conseguiu o dobro da quantia e, atualmente, a série está em desenvolvimento e os bastidores podem ser acompanhados nas redes sociais.

3. Inocente

O filme ganhou o Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2013, tornando-se o primeiro filme de crowdfunding a ganhar uma estatueta. Para contar a história de uma imigrante de 15 anos sem documentação e sonhava ser artista, foi criado um financiamento coletivo para arrecadar 50 mil dólares.

No primeiro mês, já foram arrecadados mais de 52 mil dólares, permitindo a obtenção dos recursos para a produção.

4. Deixe as luzes acesas

Para contar a história de dois homens separados por segredos e vícios, o diretor americano Ira Sachs também recorreu à vaquinha online para complementar a verba do projeto.

O objetivo era conseguir atingir a marca de 25 mil dólares para iniciar as filmagens, a vaquinha deu certo sendo arrecadados 26 mil dólares, o filme foi premiado no Festival de Berlim em 2012.

O crowdfunding é um excelente aliado para os produtores de filmes, ajudando nos negócios e permitindo a arrecadação de investimentos para viabilização desses projetos. No entanto, o recomendado é pesquisar a plataforma online ideal para a campanha. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook