Montar um escritório de advocacia criminal, trabalhista, direito penal ou qualquer outra área exige planejamento. Acesse para anotar dicas!

Direito penal, trabalhista ou qualquer ramo: Dicas para montar o seu escritório de advocacia

Montar um escritório de advocacia criminal, trabalhista, direito penal ou qualquer outra área exige planejamento. Se você está pensando em abrir o seu próprio escritório, anote as nossas dicas!

1. Determine a área

Na graduação, o aluno é apresentando a diversos ramos da advocacia. Depois de formado, ele deve escolher uma área para se especializar. Com isso, torna-se um advogado direito penal, direito criminal empresarial, entre outros. Depois de determinar a área de atuação do seu escritório, fica bem mais fácil planejar!

Vale ressaltar as principais funções de alguns ramos:

  • direito criminal: o advogado direito criminal é responsável por defender os direitos dos acusados de crimes. Portanto, tem o dever de garantir um julgamento justo;
  • direito processual penal: apesar da atuação ser bem próxima de um advogado penal, o processo penal é o instrumento usado para impor uma pena;
  • direito trabalhista: esse ramo defende os direitos do cliente com base nas leis trabalhistas;
  • direito civil: o profissional de direito civil atua em diversos processos jurídicos, como adoção, indenização, testamentos.

Além das áreas citadas acima, existem diversos outros ramos. Direito tributário, direito ambiental e empresarial são outros exemplos. Com isso, fica claro que há muitas atuações que o seu escritório pode ter como foco. Escolha de acordo com a sua especialização!

2. Analise o mercado

Depois que escolher a área, estude sobre o mercado. Veja como está a oferta e demanda na sua região. O direito é uma das profissões mais concorridas, uma vez que existem cerca de 1,1 milhão de profissionais no Brasil cadastrados na OAB.

É importante analisar o mercado da área escolhida, mas evite determinar a atuação apenas pensando no lucro.

3. Planeje a administração

Para começar a pensar na administração do seu escritório de direito penal empresarial, é preciso estabelecer se você terá sócios. Caso tenha, converse com eles e estabeleça acordos. Assinem documentos para que tudo fique documentado e você não tenham problemas depois.

4. Planeje financeiramente

A administração financeira é muito importante para o sucesso do seu escritório, por isso é essencial saber alguns conceitos e ações de administração. Acompanhar os indicadores, fazer reembolso, controlar os gastos são algumas das tarefas dos donos.

5. Localização é fundamental

Depois de tudo isso, comece a pensar na localização do escritório de advocacia direito penal ou qualquer outro. Analise os estabelecimentos próximos, acessos, trânsito e outros fatores que podem ajudar a ter mais visibilidade.

6. Siga as normas da OAB

Para exercer a profissão de advogado processo penal ou qualquer outro ramo, é preciso ter passado na prova da OAB. Além disso, para abrir um escritório, é recomendado seguir as normas do órgão para manter a ética, mantendo a boa imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>