Entenda a relação entre a pandemia e a contabilidade digital

Entenda a relação entre a pandemia e a contabilidade digital

A pandemia e o distanciamento social fizeram as pessoas migrarem para o mundo online. Assim, a contabilidade digital, que era uma tendência em crescimento, ganhou ainda mais força e passou a se destacar no mercado. Dessa forma, entenda a relação entre ambos.

Contabilidade digital x Contabilidade online

Em primeiro lugar, é importante explicar que embora pareçam ser iguais, existe uma diferença entre contabilidade digital e contabilidade online. Assim, a última definição é basicamente uma página na web para troca de informações e valores com os clientes. 

Em contrapartida, na contabilidade digital existe uma aproximação maior entre o contador online e o cliente. Dessa forma, o uso de inteligência artificial permite que sejam avaliados documentos, informações, demandas burocráticas e transações financeiras. Assim, acontece um aumento na produtividade, os resultados são entregues em tempo real, os processos são otimizados e a eficiência é maior.

A pandemia transformou a contabilidade digital em tendência

A contabilidade digital já estava em crescimento antes da pandemia. Em contrapartida, os processos ainda estavam sendo realizados de forma presencial. Assim, o distanciamento social ajudou na aceleração da digitalização no ramo.

Esse novo modelo não é uma substituição dos profissionais que trabalham na área. Sendo assim, esse formato apenas forneceu ferramentas que facilitaram o trabalho e também transformou o papel do contador, que passou a ter uma função muito mais estratégica. 

Dessa forma, os profissionais contábeis estão mais completos e engajados para resolver os reais problemas dos seus clientes. Assim, os atendimentos estão cada vez mais eficientes para propor soluções que vão ajudar na superação dos períodos de crise.

A quarentena também aumentou a importância do contador. Assim, passaram a ter papel fundamental no auxílio às empresas para adequação às novas exigências do mercado. Além disso, houve uma economia de tempo, os serviços como abertura de empresa se tornaram mais práticos.

Vantagens da contabilidade digital

O aceleramento da digitalização, motivado principalmente pela pandemia, fez com que a contabilidade digital ganhasse força, pois, além de aproveitar os meios tecnológicos, ela também consegue oferecer alternativas para que as empresas consigam fazer o mesmo.

Dessa forma, o atendimento ao cliente consegue se tornar mais personalizado, frequente e adequado para cada necessidade.

Assim, uma das principais vantagens desse estilo de contabilidade, é a diminuição dos erros durante as etapas de um processo. Além disso, o cliente passa a ser um foco dos serviços da empresa, o que melhora a relação de confiança.

Em síntese, existem muitos escritórios que ainda trabalham de maneira tradicional. Em contrapartida,  a contabilidade digital e a tecnologia estão cada vez mais dominando o mercado. Assim, os negócios que conseguirem aderir a essa transformação terão muito mais destaque e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>