O que compensa mais? Despesas semanais ou mensais?

O que é melhor: Fazer compras toda semana ou despesas mensais?

Comprar alimentos no atacado, ir ao supermercado semanalmente, ou apenas uma vez por mês? Algumas técnicas podem ajudar a gastar menos e comprar mais. Conheça algumas  dicas de como fazer seu dinheiro render nas compras de supermercados e mercearia.

Fazer com o dinheiro dure até o final do mês é um grande desafio, mas por vezes, a frequência das idas aos supermercados acabam dependendo da quantidade de consumo de cada família. Com o aumento da inflação, que diminui o poder de compra dos consumidores, é preciso pensar estrategicamente para conseguir os melhores preços.

 

Compras do mês valem a pena?

O hábito de realizar compras mensais, popularizou-se no período em que o Brasil passava por uma hiperinflação. Neste período, os preços dos alimentos mudaram diversas  vezes por dia, por isso, assim que recebiam seus salários, os trabalhadores corriam para os supermercados para fazer compras antes que seu dinheiro se desvalorizasse.

Por outro lado, atualmente, os supermercados reservam dias da semana para promover ofertas de hortifruti, carnes e peixes, por exemplo.

Ao comprar semanalmente, você distribui melhor os seus gastos e ainda consegue ter acesso a produtos sempre fresquinhos. Além disso, é possível variar os mercados e ter mais conhecimento para comparação de preços entre eles.

Embora alguns produtos precisem ser adquiridos apenas uma vez por mês, outros, podem ser repostos uma vez por semana  – como por exemplo os leites. Comprar uma vez por mês, definitivamente não é a melhor opção, pois o acesso às ofertas fica muito mais limitado. Indicamos que você separe uma compra mensal para adquirir produtos de reposição mensal como arroz, feijão e produtos de higiene pessoal, por exemplo. As compras subsequentes, portanto, devem ser destinadas  para comprar legumes, verduras e misturas.


Dicas para economizar ainda mais

Para conseguir gastar menos em suas compras, separamos algumas dicas úteis:

A primeira dica é fazer com que a ida ao mercado seja proveitosa. Ao invés de visitar todos os corredores, vá direto ao ponto para não ser atraído e acabar comprando produtos que você não está precisando. Antes de sair para fazer compras, alimente-se, pois, é comum acabar comprando alimentos congelados, salgadinhos e doces quando se está com fome.

Antes de sair de casa, vistorie os armários para saber o que está sobrando e o que realmente precisa se reposto. Leve uma lista de compras para ter foco e escolher os produtos conforme sua real necessidade.

Considere utilizar sites de compras no atacado. Você conseguirá encontrar produtos de diversos fornecedores no atacado e terá acesso as melhores  ofertas de acordo com sua localização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *